Projetos de extensão e pesquisa

Nome: A importância do Patrimônio de C&T da Universidade Federal de Lavras (UFLA): mapeamento, política de preservação e musealização. Descrição: O presente projeto visa identificar e pesquisar o patrimônio C&T da UFLA não musealizado, por meio de práticas museológicas. Para tal, promover-se-á um conjunto de ações preservacionistas consolidando esses testemunhos materiais de C&T, como fontes primárias para pesquisas interdisciplinares, através de uma perspectiva biográfica que abarca o estudo das trajetórias dos objetos. Esses indícios materiais de C&T são fundamentais para o campo da museologia, do patrimônio e da história ciência, uma vez que ao serem estudados, contribuem simultaneamente para as reflexões sobre suas transformações em herança cultural, ou seja, fontes diacrônicas da expansão da sociedade brasileira em seu território.

Nome: Arquivo do Museu Bi Moreira - medidas para preservação, organização e democratização do acervo documental. 1ª etapa: Capacitação técnica, elaboração de projeto e estudo para nova localidade e mobiliário adequados para abrigar o Arquivo do MBM. Descrição: O projeto, por meio da pareceria entre UFLA e Aquivo Público Mineiro (APM), criará meios para que se possa preservar e organizar o acervo em suporte papel e fotográfico sob a guarda do Museu Bi Moreira (PROEC-UFLA) visando a democratização do acesso, a ampliação de pesquisas multidisciplinares e a estruturação do Arquivo da Instituição.

Nome: A potencialização das ações de preservação e comunicação do patrimônio cultural da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Descrição: O presente projeto visa desenvolver diversas atividades museológicas voltadas para a educação, comunicação em museus e a preservação do patrimônio cultural universitário.

Nome: Criação do Sistema de Documentação Museológica para os Museus da UFLA. Descrição: O presente projeto visa a elaboração de um sistema de documentação museológica informatizado que atenda as especificidades de cada Museu. Esta ação contribui efetivamente para o desenvolvimento de da pesquisa, segurança e difusão da informação fomentada pelos acervos museológicos, assim como estimula a interface entre a Universidade e a sociedade.