Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita - NELLE

Publicado: Terça, 07 Abril 2020 16:10 | Última Atualização: Terça, 07 Abril 2020 16:10

O Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita, também identificado pela sigla NELLE, entidade civil, apartidária, sem fins lucrativos, foi instituído pela reunião de posse realizada no dia 20 de outubro de 2014, na sala 1, do Departamento de Educação, da Universidade Federal de Lavras, lavrado em ata, e regido por estatuto. O Núcleo surgiu da necessidade dos professores do Departamento de Educação da UFLA, de se criar um espaço para discussão e estudos referentes à linguagem em suas diferentes formas de expressão, bem como à reflexão sobre o processo de leitura e escrita como práticas socialmente construídas.

Congregar profissionais, pesquisadores e estudantes da graduação e pós-graduação na área de Linguagem, Leitura e Escrita, tendo por finalidade, promover estudos, cursos, palestras, debates e eventos que possam contribuir para com a temática.

1. Educação: Ensino-aprendizagem. Discute o processo de ensino e aprendizagem da língua materna enfatizando questões da formação inicial e continuada do professor.
  2. Educação: Alfabetização e Letramento. Discute as questões do uso social da linguagem, considerando as práticas de letramentos e o processo de aquisição da linguagem verbal.
  3. Linguística, Letras e Artes: Filosofia da Linguagem. Aborda a concepção filosófica da linguagem na perspectiva das artes, da poesia e da cultura considerando o hibridismo que as constituem.
  4. Linguística, Letras e Artes: Língua Portuguesa. Aborda discussões sobre as materialidades do texto e o processo de formação do leitor.

www.nucleoestudo.ufla.br/nelle