Núcleo de Estudos em Soluções Ambientais - NESAMB

Publicado: Terça, 07 Abril 2020 17:03 | Última Atualização: Sexta, 01 Mai 2020 02:38

O Núcleo de Estudos em Soluções Ambientais – NESAMB, com sede e foro na Universidade Federal de Lavras, é uma entidade civil, apartidária, sem fins lucrativos e sem tempo determinado de duração, criado por alunos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da instituição no ano de 2012. Destaca- se em estudos e pesquisas voltadas para as áreas relacionadas à solução de problemas ambientais. Além disso, o núcleo realiza cursos, eventos, programas e projetos e outras atividades extensionistas. As metodologias adotadas em suas atividades reúnem leituras e discussões de artigos, apresentações e palestras incorporando docentes, profissionais e outros interessados pela temática ambiental. Para além da pesquisa, destacam-se também pelos seus programas e projetos de Extensão como, por exemplo, a Conscientização e Implantação da Coleta Seletiva e o de Educação Ambiental em Escolas Públicas, no município de Lavras. Dos eventos, o Encontro de Engenharia Ambiental e Sanitária – EEAMB inaugurou a oportunidade para estar vivenciando perspectivas para o futuro profissional do ambiente. Em sua última edição (2014), com a temática “Impactos Ambientais de Grandes Empreendimentos”, recebeu renomados nomes e profissionais como representantes da Itaipu Binacional e da Associação Brasileira de Energia Nuclear e somando ainda com visitas técnicas e minicursos.

Promover estudos e pesquisas nas áreas relacionadas às soluções de problemas ambientais e contribuir para a formação profissional dos membros participantes, por meio da organização de cursos, eventos, projetos, programas e outras ações extensionistas para a constante atualização e aperfeiçoamento na área ambiental.

1. Resíduos Sólidos: Planejamento, gestão e gerenciamento de resíduos sólidos.
  2. Recursos hídricos: Racionalizar a exploração de rios, reservatórios e água subterrânea, controlando a qualidade e a quantidade de água consumida.
  3. Educação Ambiental: Construir valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente.