Ir direto para menu de acessibilidade.

Núcleo de Estudos em Aquacultura - NAQUA

Publicado: Terça, 07 Abril 2020 15:38 | Última Atualização: Terça, 07 Abril 2020 15:39

Histórico

O NAQUA (Núcleo de Estudos em Aquacultura), pertencente ao Departamento de Zootecnia - DZO da Universidade Federal de Lavras - UFLA, foi fundado no início do ano 2000,com iniciativa de alguns professores vinculados à área e teve como responsável a professora Priscila Vieira e Rosa. Inicialmente, era composto somente por alunos do curso de graduação e pós- graduação (mestrado e doutorado) em Zootecnia e desenvolvia, basicamente o ensino por meio de palestras extracurriculares e atividades de treinamento de estudantes voltados à pesquisa. A partir do ano 2002, professores e alunos de outros departamentos também se integraram, fortalecendo e abrangendo mais áreas do conhecimento do cultivo de peixes e iniciando a realização de atividades de extensão. Atualmente, pesquisas são realizadas em nutrição, produção, reprodução, tecnologia de carne, sanidade, entre outras relacionadas à piscicultura. Os membros do Núcleo se reúnem, semanalmente, para discutir atividades relacionadas à piscicultura e à formação profissional. Regularmente, realizam visitas técnicas e prestam consultorias. Anualmente, têm realizado, com grande êxito, o Dia do Peixe, em parceria com a CEMIG (Companhia de Energia Elétrica de Minas Gerais) e a EMATER, evento destinado, principalmente, aos produtores rurais, que têm congregado dezenas de participantes. Pelo Núcleo, realizou-se, em 2011, a Conferência Latino-americana de Cultivo de Peixes Nativos

Objetivos Gerais

Integração dos professores/pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação na área de aquicultura- Incentivo para a expansão da atividade de piscicultura no estado de Minas Gerais-Difusão de tecnologias geradas em Aquicultura, pela UFLA- Consultoria, para pequenos produtores.

Áreas de Atuação

  1. Promover a integração dos professores/pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação na área de aquicultura, levando a uma melhor formação de recursos humanos na área.
  2. Repasse de difusão de tecnologias geradas em Aquicultura, pela UFLA, para os piscicultores da região
  3. Treinamento dos alunos de graduação e pós- graduação na realização de eventos.
  4. Treinamento dos alunos de graduação e pós- graduação em consultoria na área de piscicultura.

Responsável pela Entidade

Professora Priscila Vieira Rosa Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Dados Institucionais

www.nucleoestudo.ufla.br/naqua/