Ir direto para menu de acessibilidade.

Núcleo de Estudos em Administração Pública e Gestão Social - NEAPEGS

Publicado: Quarta, 01 Abril 2020 12:00 | Última Atualização: Quarta, 08 Abril 2020 10:22

Histórico

O Núcleo de Estudos em Administração Pública e Gestão Social (NEAPEGS) foi fundado em 2008. É o resultado de esforços de professores e estudantes de graduação e pós- graduação em Administração e Administração Pública da Universidade Federal de Lavras (UFLA), para a geração de conhecimentos e práticas democráticas de gestão. Os projetos de pesquisas e de extensão desse núcleo procuram investigar as relações entre Estado, sociedade e mercado e analisar as políticas públicas, envolvendo os seguintes temas: Administração Pública e Gestão Social; Gestão Socioambiental; Gestão de Políticas Públicas; Economia Solidária; Tecnologias Sociais; Organizações Públicas e do Terceiro Setor. Desde a sua fundação, o NEAPEGS tem desenvolvido indicadores de desenvolvimento sustentável como subsídio para tomada de decisões no âmbito da administração pública municipal, bem como prestado consultorias para o setor público e para o terceiro setor, no sentido de contribuir para a profissionalização de gestores públicos e sociais. Além disso, desenvolve o projeto de extensão “Escola de Governo da UFLA”.

Objetivos Gerais

Realizar pesquisas e extensão nas áreas de administração pública, gestão social, gestão socioambiental, políticas públicas, tecnologias sociais e economia solidária, promovendo cursos e eventos científicos, culturais e de geração de conhecimento para estudantes, servidores públicos e sociedade.

Áreas de Atuação

  1. Administração Pública: Teorias da administração pública e abordagens relacionadas ao patrimonialismo, burocracia, gerencialismo, societal, governança pública, novo serviço público.
  2. Gestão Social: Ações de interesse público não estatal voltadas para a construção do bem comum.
  3. Políticas Públicas: Análise da concepção, implementação e avaliação de diversas modalidades de políticas públicas.
  4. Terceiro Setor: Gestão de organizações do terceiro setor no âmbito das relações entre Estado, Sociedade Civil e Mercado.

Responsável pela Entidade

Professor José Roberto Pereira Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Dados Institucionais

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. www.nucleoestudo.ufla.br/neapegs