Grupo de Estudos em Herbicidas, Plantas Daninhas e Alelopatia - GHPD

Publicado: Terça, 31 Março 2020 16:57 | Última Atualização: Terça, 31 Março 2020 16:57

Criado em setembro de 2014, o Grupo de Estudos em Herbicidas, Plantas Daninhas e Alelopatia – GHPD passou a fazer parte do setor de Plantas Daninhas da Universidade Federal de Lavras – UFLA. Possui como sede a Agência de Inovação do café – INOVACAFÉ, fazendo parte do Departamento de Agricultura – DAG. Atua na universidade desenvolvimento pesquisa sobre o manejo de plantas daninhas em diversas culturas, além de atividades, envolvendo a interação de aleloquímicos com o ambiente. Por meio das atividades do grupo, são gerados dados de pesquisa que são publicados em congressos, revistas acadêmicas, informativos e outros eventos de extensão aos agricultores. Possui participação efetiva na realização de diversos eventos de extensão do conhecimento gerado no meio acadêmico até os agricultores, como a EXPOCAFÉ, no Encontro Sul Mineiro de Cafeicultores, Ciclos de Palestras, dentre outros.

Difundir conhecimentos teóricos e práticos sobre o uso de herbicidas, alelopatia e o manejo de plantas daninhas em diversas culturas, desenvolvendo trabalhos de ensino, pesquisa e extensão.

1. Manejo de plantas daninhas: Desenvolvimento de trabalhos envolvendo o manejo de plantas daninhas em diversas culturas.
  2. Alelopatia: Identificação e mensuração da interação de aleloquímicos com o ambiente.
  3. Ecologia de plantas daninhas: Estudo da ecologia e fisiologia das plantas daninhas como ferramenta auxiliar no controle das mesmas.
  4. Tecnologias de aplicação: Estudo das corretas tecnologias de aplicação utilizadas na aplicação de herbicidas para o manejo de plantas daninhas.