Gerenciamento do termo de compromisso de estágio

Procedimentos

Se o estudante optar por usar o Termo de Compromisso emitido pela UFLA, deverá fazer o download, imprimir, recolher as assinaturas e digitalizar o termo. Na sequência, deve ser feito o upload do documento assinado em sua solicitação de estágio. Se o termo for emitido pela parte concedente, ele deve ser encaminhado à PROEC pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. , para que seja assinado pelo(a) Pró-Reitor(a) de Extensão e Cultura, representante da UFLA para fins de estágios. O Setor de Estágio faz a conferência dos termos em relação aos itens necessários, à solicitação no sistema e à lei de estágios, verifica se as informações presentes no termo são as mesmas do cadastro de estágio. Ressaltamos que o documento só é assinado se os dados forem os mesmos. Por fim, o discente recolhe as demais assinaturas e faz o upload do documento assinado no SIG.

Após o upload do termo assinado, a PROEC fará a conferência. A situação da solicitação passa a ser “Pendente de Avaliação da Documentação”, nessa etapa, será verificado se o documento contém todas as assinaturas. Após a aprovação, a solicitação passa a ser “Solicitação Aprovada”.

Obs.: Os alunos devem realizar o upload do termo assinado antes de iniciarem o estágio.

ATENÇÃO

O início dos estágios apenas está autorizado após aprovação pelo orientador, pelo coordenador e pela PROEC.

Neste sentido, pedimos aos estudantes que cadastrem os estágios com antecedência, de forma que haja tempo hábil para que todo o trâmite de avaliação (incluindo possíveis correções) ocorra antes da data prevista para o início do estágio. Da mesma forma, solicitamos aos orientadores e coordenadores de estágio que acessem o SIG com frequência, com o intuito de verificar se há solicitações a serem avaliadas.

Em termos práticos, cadastros com data retroativa continuarão não sendo aceitos; além disso, um estágio que for aprovado após a data prevista para seu início terá necessariamente o início prorrogado, e consequentemente, precisará ter seu termo de compromisso alterado nesse quesito.

- Avaliação e assinatura dos termos de compromisso emitidos pela parte concedente

Para a assinatura do documento, são indispensáveis os seguintes itens:

1) O estágio precisa estar aprovado no SIG pelo orientador, coordenador e pela PROEC;

2) As informações do estágio no termo devem ser idênticas às da solicitação no SIG – principalmente as datas de início e término;

3) O termo deve apresentar todas as informações a seguir:

- Nome e curso do(a) estagiário(a);

- Nome/razão social da concedente e de seu(sua) representante;

- Nome da UFLA e de seu(sua) representante - Pró-Reitor(a) de Extensão e Cultura;

- Nome do orientador;

- Nome do supervisor;

- Carga horária semanal do estágio (ou dias e horários em que serão desenvolvidas as atividades, de forma que possa ser calculada a carga horária semanal);

- Datas de início e término;

- Contraprestação e auxílio transporte (para estágios não obrigatórios);

- Previsão dos Relatórios de Atividades;

- Atividades a serem desenvolvidas (que podem estar no próprio termo ou em arquivo anexo, como Plano de Estágio/Atividades);

4) O termo e o Plano de Atividades já devem estar assinados pelo orientador e coordenador do curso, quando isso for necessário.

Frisamos que Termos de Compromisso com dados divergentes ao cadastro de estágio no SIG não serão assinados!