Núcleo de Estudos em Fisiologia de Peixes de Água Doce - NEPAD

Publicado: Terça, 07 Abril 2020 16:03 | Última Atualização: Terça, 07 Abril 2020 16:03

O Núcleo surge após a criação do grupo de pesquisa em Fisiologia e Farmacologia, junto a CNPq, no ano 2000. Em função da elevada demanda, por parte dos alunos, de graduação e pós-graduação interessados no estudo e na pesquisa em Fisiologia de Peixes de água doce, decidimos pela criação do núcleo. Hoje contamos com a participação de alunos de graduação e pós-graduação envolvidos nas diferentes linhas de pesquisas em Fisiologia de Peixes de água doce enfatizando as espécies nativas de produção e ornamentais bem como espécies exóticas como a tilápia.

Promover e auxiliar nos estudos com fisiologia de espécies de peixes de água doce; oferecer serviços de assistência ao produtor na área de aquicultura;. aplicar biotecnologias na indução da reprodução de peixes.

1. Reprodução de Peixes: Técnicas de indução da reprodução de peixes incluindo a reversão sexual em tilápias.
  2. Qualidade de água para a piscicultura: Avaliação de parâmetros de qualidade de água incluindo concentração de oxigênio, pH e amônia.
  3. Peixes ornamentais: Métodos de reprodução de peixes ornamentais.
  4. Congelamento de sêmen de peixes: Biotecnologia de resfriamento e congelamento de sêmen de peixes.