Núcleo de Estudos em Métodos Numéricos e Simulação Computacional - NEMENSC

Publicado: Terça, 07 Abril 2020 16:14 | Última Atualização: Terça, 07 Abril 2020 16:18

O NEMENSC iniciou suas atividades no início de 2014, sob a orientação da Prof. Evelise R. C. G. Freire, do Departamento de Ciências Exatas e com a participação de um grupo de alunos do curso de Engenharia de Alimentos. Inicialmente, o grupo estava interessado em entender melhor a formulação matemática dos métodos numéricos envolvidos na simulação de escoamentos, que têm suas aplicações em diversos problemas de relevância industrial como: a fermentação, mistura, secagem, desidratação, pressurização, etc. Hoje também é interesse do NEMENSC aumentar a abrangência dos estudos das aplicações em outros tipos de problemas (otimização, mecânicos, ambientais e estruturais, por exemplo). Além do embasamento matemático necessário, o Núcleo vem focando seus trabalhos no estudo e utilização de programas disponíveis para esse tipo de simulação, o que inclui softwares comerciais (amplamente utilizados no mercado) e softwares open source, ou seja, disponíveis gratuitamente para download. A atuação no NEMENSC proporciona aos interessados uma discussão matemática computacional sólida e multidisciplinar, além de uma formação voltada para as exigências mais atuais do mercado de trabalho. O NEMENSC conta hoje com 14 participantes entre alunos do curso de Engenharia de Alimentos, Química, Ciência da Computação e Pós Graduação e tem seu processo seletivo de entrada todo o início de semestre letivo.

Estudar os Métodos Numéricos e Softwares utilizados na simulação computacional dos mais diversos problemas industriais e de outros problemas de interesse público e/ou científico, sendo também proposta do Núcleo organizar discussões e eventos para a divulgação científica, social e cultural.

1. Análise Numérica e Implementação de Softwares: Estudo da fundamentação teórica dos métodos matemáticos utilizados para solucionar as equações que modelam os problemas tratados e sua implementação computacional.
  2. Simulação Computacional utilizando Softwares: Estudo dos programas comerciais e livres disponíveis para a simulação dos mais diversos problemas.
  3. Aplicações das Simulações Computacionais: Estudo de problemas reais de simulação de escoamentos e discussão de métodos de solução, softwares de simulação, recursos e custos computacionais.
  4. Multidisciplinaridade das simulações: Diversidade de formação da equipe com o objetivo de diálogo entre as áreas para solução e discussão de problemas reais.