Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres

Núcleo de Estudos em Geomática - NEGEO

Publicado: Terça, 07 Abril 2020 16:07 | Última Atualização: Terça, 07 Abril 2020 16:07

Histórico

O surgimento e avanço de novas tecnologias vem alterando as características práticas e teóricas das atividades que incluem a cartografia, apoios topográficos, mapeamentos digitais, sensoriamento remoto, sistemas de informações geográficas, meio ambiente etc. Esse mesmo avanço tecnológico fez da Geomática atividade fundamental para a humanidade. Nesse sentido, o NEGEO foi fundado em 01/08/2013, para suprir a demanda de estudos na área de Geomática, no Departamento de Engenharia. O núcleo começou desenvolvendo projetos em parceria com o HEVEA, programa de pesquisa em seringueira, liderado pelo Professor Luiz Edson Mota de Oliveira (Departamento de Biologia, setor de Fisiologia Vegetal). Posteriormente, passou a contar com a parceria do SERGEO, programa de pesquisa em Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, liderado pelo Professor Marcelo de Carvalho Alves (Departamento de Engenharia, setor de Geomática). Atualmente, contamos com a parceria das professoras Gláucia Miranda Ramirez (UFMT) e Dejanyne Paiva Zamprogno (IFES) que desenvolvem projetos de pesquisa e de extensão.

Objetivos Gerais

promover estudos e pesquisas nas áreas relacionadas à Geomática, ou seja, integrar todos os meios utilizados para a aquisição e gerenciamento de dados espaciais.

Áreas de Atuação

  1. Topografia: Descrição ou delineação exata e pormenorizada de uma porção limitada da superfície terrestre (com a posição de todos os seus acidentes naturais ou artificiais).
  2. Sensoriamento Remoto: Informações sobre objetos, áreas e fenômenos na superfície terrestre (interação da radiação eletromagnética com a superfície), realizado por sensores remotos.
  3. Geoprocessamento: Processamento informatizado de dados georreferenciados. Utiliza programas de computador que permitem o uso de informações cartográficas etc.
  4. Sistema de Informação: Procedimentos computacionais e recursos humanos que permitem e facilitam a análise, gestão ou representação do espaço e dos fenômenos que nele ocorrem.

Responsável pela Entidade

Professor Mirléia Aparecida de Carvalho Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Dados Institucionais

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.