Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres

Núcleo de Estudos em Araucaria angustifolia de Minas Gerais - NEAa-MG

Publicado: Terça, 07 Abril 2020 15:39 | Última Atualização: Terça, 07 Abril 2020 15:40

Histórico

A iniciativa para a criação do Núcleo de Estudos em Araucaria angustifolia de Minas Gerais (NEAa) surgiu em 2012, quando uma aluna de pós-graduação do Departamento de Ciências Florestais, Joelma Aparecida Rabelo de Pádua, observou a carência de estudos acadêmicos com a araucária na região sudeste, em especial, Minas Gerais. A araucária consta em diversas listas de espécies florestais ameaçadas de extinção, o que torna ainda mais urgente a intensificação dos esforços que busquem ampliar o conhecimento sobre a espécie, como os estudos de diversidade genética, dinâmica das florestas com araucária, crescimento e desenvolvimento, eventos fenológicos, vulnerabilidade climática, estudos etnobotânicos, dentre outros. Assim, o núcleo iniciou suas atividades visando, principalmente, a unir os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos com a espécie em Minas Gerais, divulgar as pesquisas e identificar desafios e lacunas do conhecimento. Esse trabalho começa em casa, na UFLA, onde diversos professores têm desenvolvido pesquisas com a espécie. Além da atuação no meio científico, o núcleo tem agido também em interface com a sociedade. Em 2013, foram doadas mais de cem mudas de araucária para pessoas físicas e entidades filantrópicas. Nesse ano, tivemos a oportunidade de trabalhar o tema da araucária com alunos do ensino fundamental de Lavras, experiência que despertou ainda mais o NEAa para o desenvolvimento de projetos de educação ambiental.

Objetivos Gerais

Congregar profissionais e estudantes das áreas de Engenharia Florestal e afins para promover estudos, palestras, cursos e demais eventos que possam contribuir para o conhecimento da espécie Araucaria angustifolia.

Áreas de Atuação

  1. Educação ambiental: atividades de divulgação sobre o status de ameaça da espécie e conscientização dentro da universidade e pelas mídias sociais.
  2. Extensão: elaboração de cartilhas temáticas e aulas vivenciais no campus da UFLA oferecidas para escolas de Lavras.

Responsável pela Entidade

Professora Ana Carolina Maioli Campos Barbosa Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Dados Institucionais

www.dcf.ufla.br