Núcleo de Estudos em Agricultura Orgânica - NEAGRO

Publicado: Quarta, 01 Abril 2020 12:11 | Última Atualização: Quarta, 01 Abril 2020 12:11

O NEAGRO surgiu em 2002, como iniciativa de estudantes e professores do Departamento de Agricultura da UFLA interessados em prestar serviços para a comunidade em consultorias relacionadas à agricultura orgânica. Seu estatuto foi apresentado à Pró- Reitoria de Extensão, em 2003. Os membros fundadores foram os Professores Luiz Antônio Gomes e Élberis P. Botrel, e mais sete alunos da graduação. Desde a sua criação, foram realizadas várias edições anuais do “Ciclo de Palestras em Agricultura Orgânica”, sendo a última em 2014. Além disso, diversos projetos de extensão e pesquisa, em várias linhas, já foram desenvolvidos, como: Aspectos fitotécnicos do cultivo orgânico de alface e tomate; Extensão rural com ênfase em entomologia; Agricultura familiar e questões de gênero; Educação ambiental nas escolas; Popularização da Ciência, e Agricultura Urbana e Controle Biológico. O NEAGRO tem uma atuação bastante presente na horta comunitária do bairro COHAB-Lavras, onde diversos projetos foram desenvolvidos nos últimos anos, inclusive com financiamento de órgãos de fomento estaduais e nacionais: Manejo agroecológico em sistemas de horticultura urbana; Implantação de canteiros de plantas medicinais, aromáticas e condimentares; Inclusão de alunos de ensino fundamental na agricultura orgânica e agroecologia, dentre outros. Esses projetos geraram também cartilhas, TCCs, Dissertações e Relatórios.

Promover encontros técnicos, palestras, dias de campo e outros eventos relacionados a sistemas de produção orgânica, de modo a melhorar e divulgar os conhecimentos relacionados ao tema, além de promover o constante treinamento e aperfeiçoamento de seus membros.

1. Agricultura orgânica: Estudar sistemas orgânicos, agroecológicos, naturais, biodinâmicos, familiares e outros dos alternativos ao convencional.
  2. Entomologia agrícola: Estudar manejo de pragas com técnicas de baixo impacto, adaptadas à agricultura familiar, e o controle biológico de pragas.
  3. Educação ambiental: Promover projetos de educação ambiental, com ênfase diversa, sobretudo junto a escolas públicas de Lavras e região.
  4. Extensão rural: Aperfeiçoar a comunicação entre academia e sociedade, construindo o conhecimento junto a agricultores urbanos.

http://www.den.ufla.br/index.php/nucleos-estudo/85- neagro Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.