Núcleo de Estudos em Produtos de Origem Animal - NEPOA

Publicado: Terça, 07 Abril 2020 16:53 | Última Atualização: Terça, 07 Abril 2020 16:53

O NEPOA foi criado em 12/05/2011, por um grupo de alunos da pós-graduação e graduação que desenvolviam suas atividades de pesquisa no LabCarnes do DCA sob a coordenação do Prof. Eduardo Mendes Ramos. Inicialmente, o núcleo voltou suas atividades para estudar trabalhos relacionados às pesquisas desenvolvidas pelos estudantes no LabCarnes. Com o passar do tempo e a troca dos membros, passou- se a dar um enfoque maior em processos industriais e em pesquisas aplicadas a estudantes de graduação, voltadas para as áreas de Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária e Zootecnia. Atualmente, além de estudar os processos envolvidos na produção e industrialização de diferentes produtos de origem animal (carne, ovos, mel, etc.) o núcleo também tem desenvolvido projetos para o desenvolvimento de novos produtos, a fim de agregar valores a diferentes produtos de origem animal.

Desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de produtos de origem animal, congregando estudantes de diferentes cursos, por meio da promoção de cursos, eventos e projetos, e outras ações extensionistas que possam contribuir para a construção do conhecimento.

1. 1.Tecnologia de Produtos de Origem Animal: Estuda os sistemas produtivos e de industrialização de produtos de origem animal (carne, mel e ovos), focando, principalmente, na qualidade dos produtos.
  2. Ciência e Tecnologia de Carnes: Estuda a cadeia produtiva de carnes, principalmente na obtenção e processamento da mesma, focando na qualidade e no desenvolvimento de novos produtos.
  3. Desenvolvimento de Novos Produtos de Origem Animal: Estuda o desenvolvimento de novos produtos a base de matérias primas de origem animal (carne, mel e ovos), focando, principalmente, na qualidade dos produtos.