Ir direto para menu de acessibilidade.

Núcleo de Estudos em Pescados - NEPESCA

Publicado: Terça, 07 Abril 2020 16:49 | Última Atualização: Terça, 07 Abril 2020 16:49

Histórico

A partir de 2008, as pesquisas voltadas para a Ciência e Tecnologia de Pescado, na UFLA, desenvolveram-se e têm-se desenvolvido muito, uma vez que vários projetos têm sido aprovados em órgãos de fomento diversos, propiciando melhoria na infraestrutura e nos materiais disponíveis para a execução dos trabalhos. Assim, os alunos de graduação despertaram para essa área tão promissora e tão carente de estudos sistematizados. Aliada a esse fato, existe uma demanda crescente, por parte de empresários do setor aquícola, no sentido de viabilizar a produção, por meio da oferta de produtos de qualidade e do aproveitamento integral do pescado produzido. Estes, constantemente, procuram soluções na Universidade que, atualmente, possui condições de suprir seus anseios. Buscando integrar as pesquisas geradas aos anseios dos produtores, e vice-versa, surgiu no Departamento de Ciência dos Alimentos, em 26/02/2013, o NEPESCA (Núcleo de Estudos em Pescados), que desenvolve atividades integradas, a fim de contribuir para o crescimento do setor. Atualmente, são ministrados palestras e seminários, onde são discutidos temas variados e, anualmente realiza-se o Dia do Peixe, onde são disponibilizados materiais e produtos à base de peixe, visando a melhorar o consumo dessa proteína animal tão nobre.

Objetivos Gerais

Estudar diferentes métodos de abate, conservação, qualidade de pescado e processamento de pescado; elaborar novos produtos e inovação tecnológica; aproveitar resíduos do processamento; divulgar os benefícios do consumo regular de pescado.

Áreas de Atuação

  1. Ciência e Tecnologia de Pescado: Estudos de diferentes métodos de abate, conservação, qualidade e processamento de pescado.
  2. Desenvolvimento de novos produtos: Incremento da cadeia do pescado, com o desenvolvimento de novos produtos, agregando valor.
  3. Aproveitamento de Resíduos do Processamento do Pescado: Aproveitamento dos resíduos gerados na produção de alimentos nutritivos de baixo custo, para a produção de biodiesel, de silagem ácida, dentre outros usos.
  4. Saúde: Peixe na mesa – saúde em casa: A inclusão do peixe na merenda contribui para melhorar o “status” nutricional de crianças e constitui uma estratégia que renderá resultados positivos futuros.

Responsável pela Entidade

Professora Maria Emília de Sousa Gomes Pimenta Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Dados Institucionais

www.dca.ufla.br