Núcleo de Estudos em Manejo de Unidades de Conservação - NEUC

Publicado: Terça, 07 Abril 2020 16:11 | Última Atualização: Terça, 07 Abril 2020 16:12

O Núcleo de Estudos em Manejo de Unidades de Conservação (NEUC) foi fundado em 2008 e está sediado no Laboratório de Manejo de Áreas Naturais Protegidas, no Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Lavras. É um órgão destinado a congregar discentes, docentes e profissionais interessados na gestão e manejo de unidades de conservação da natureza. O NEUC fomenta a realização de pesquisas, discussões e atividades de extensão, por meio de eventos periódicos e o compartilhamento de experiências por seus integrantes. O NEUC é um núcleo de estudos aberto à participação de toda comunidade em suas reuniões de trabalho, que acontecem semanalmente. A realização de atividades, de pesquisa e extensão, são desenvolvidas por participantes dos Grupos de Trabalho, chamados GT, divididos por temas específicos e compostos por integrantes cadastrados no núcleo. Atualmente, o NEUC desenvolve seminários em parceria com outros núcleos de estudos, pesquisas em unidades de conservação municipais, estaduais e federais, o apoio técnico por meio de demandas de proprietários rurais e organizações governamentais e não governamentais, e o Simpósio de Manejo de Unidades de Conservação - SIMUC (evento nacional). O NEUC também busca contribuir para a formação pessoal de seus membros, incentivando uma visão socioambiental sustentável.

Promover discussões, eventos e trabalhos educativos, desenvolver pesquisas, e oferecer apoio técnico, bem como o treinamento e aperfeiçoamento de estudantes de graduação e pós-graduação nos âmbitos do ensino, pesquisa e extensão, em temas ligados à conservação e manejo de áreas naturais protegidas.

1. Gestão e manejo de unidades de conservação da natureza: Elaboração de relatórios técnicos de relevância de criação de unidades de conservação; elaboração de planos de manejo; pesquisas; e realização de eventos.
  2. Ecoturismo e uso público de áreas naturais: Realização de eventos; pesquisas; atividades de extensão; levantamentos de potencialidades; e cursos de formação.
  3. Gestão participativa de áreas naturais: Realização de diagnósticos e oficinas participativas; e pesquisas.
  4. Manejo de trilhas em ambientes naturais: Pesquisas; elaboração de trilhas interpretativas; manejo para harmonização de trilhas em ambientes naturais; realização de eventos e cursos de formação.