Ir direto para menu de acessibilidade.

Núcleo de Estudos em Ergonômia e Segurança do Trabalho - NUSEG

Publicado: Terça, 07 Abril 2020 16:01 | Última Atualização: Terça, 07 Abril 2020 16:01

Histórico

Em dezessete de setembro de dois mil e quatorze, em reunião presidida pelo professor Ednilton Tavares de Andrade, foi criado o Núcleo de Estudos em Ergonomia e Segurança do Trabalho. Desde então, o NUSEG atua junto à comunidade acadêmica, promovendo palestras e melhorias no ambiente de trabalho. O grupo surgiu de uma conversa entre aluno e professor sobre a precariedade da saúde e segurança dos trabalhadores em geral. Preocupados com essa situação, resolveram criar um núcleo para estudar e compreender o que pode gerar absenteísmo (ausência no trabalho) e acidentes de trabalho. Assim, foi criado o Núcleo de Estudo em Ergonomia e Segurança do Trabalho(NUSEG). Formado por profissionais de diversas áreas do conhecimento, tais como: Educadores Físicos, Fisioterapeutas, Engenheiros e Técnicos em Segurança do Trabalho, o núcleo tem por objetivo encontrar soluções para minimizar ou até eliminar as possíveis causas das doenças relacionadas ao trabalho e acidentes. Além disso, contribuir para a produção científica.

Objetivos Gerais

atuar na comunidade acadêmica e lavrense, promovendo ambientes de trabalho mais seguros com menor desconforto, ao final do expediente, causado por problemas ergonômicos e redução dos índice de acidentes.

Áreas de Atuação

  1. Ergonomia: Recomendações de postura e ginástica laboral e adequação do ambiente de trabalho.
  2. Segurança do Trabalho: Elaboração de mapas de risco, recomendações de manuseio de equipamentos e procedimentos seguros no ambiente de trabalho.
  3. Segurança do Trabalho: Buscar formas para eliminar e/ou minimizar os acidentes e os agravos à saúde dos trabalhadores, melhorando a sua qualidade de vida.

Responsável pela Entidade

Professor Ednilton Tavares de Andrade Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Dados Institucionais

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.