Núcleo de Estudos em Equideocultura - NEQUI

Publicado: Terça, 07 Abril 2020 16:00 | Última Atualização: Terça, 07 Abril 2020 16:01

O Núcleo de Estudos em Equideocultura (NEQUI), do Departamento de Zootecnia da UFLA, foi organizado em 05 de abril de 2005, por alunos dos cursos de graduação em Zootecnia, Medicina Veterinária e Agronomia da UFLA; e alunos de pós-graduação em Zootecnia da UFLA, sob orientação do Prof. Dr. José Augusto de Freitas Lima. A partir de 2011, sob orientação da Profª. Dra. Raquel Moura, o NEQUI continua tendo como atribuições fomentar a constante capacitação e aperfeiçoamento de estudantes da graduação e de pós-graduação em Zootecnia, Veterinária, Agronomia e demais áreas afins, no âmbito de Ensino, Pesquisa e Extensão em nutrição e produção de equídeos (equinos, asininos e muares). Dentre as atividades realizadas pelos integrantes está o apoio no manejo diário para a manutenção do Setor de Equideocultura do Departamento de Zootecnia da UFLA. Os acadêmicos interessados no ensino prático de equideocultura, com possibilidade de apoio em projetos de pesquisa e extensão na área, devem se cadastrar em atividades de vivência curricular no Setor de Equideocultura, podendo ou não, posteriormente, inscreverem-se no processo seletivo, para integrar a equipe do NEQUI (admissão feita mediante processo divulgado no início do semestre letivo).

Contribuir para a formação de recursos humanos e aperfeiçoamento de conhecimentos técnico-científicos sobre equideocultura, com promoção da troca de experiências entre a teoria e a prática com equídeos no Brasil.

1. Ciências Agrárias: Profissionais capacitados para atuar em atividades agropecuárias e que tenham demanda direta ou indireta pela utilização de equídeos.
  2. Zootecnia: Atuação no manejo geral de equídeos, por.exemplo: nutrição, reprodução, equitação e casqueamento, dentre outros.
  3. Medicina Veterinária: Atuação no manejo geral de equídeos, por exemplo:. manejo sanitário e medicina veterinária preventiva, reprodução, casqueamento, etc.