Núcleo de Estudos em Agrometeorologia, Climatologia e Meteorologia - NEACLIM

Publicado: Quarta, 01 Abril 2020 12:12 | Última Atualização: Quarta, 01 Abril 2020 12:12

Em dezembro de 2012, o prof. Luiz Gonsaga de Carvalho/DEG, em conjunto com seus orientados, idealizou a criação de um núcleo de estudos que contemplasse a Agrometeorologia e áreas afins. Assim, em 31/1/2013, deu-se a criação extraoficial do núcleo sob a denominação NEACLIM - Núcleo de Estudos em Agrometeorologia, Climatologia e Meteorologia. Ficam registrados como criadores/ fundadores do NEACLIM os seguintes membros: Prof. Luiz Gonsaga de Carvalho; Doutorando Wezer L. Miranda – PPGRHSA; Estudantes de Engenharia Agrícola, Gabriel M. Carvalho (segundo período), Guilherme H. da Silva (segundo período), Pietros A. B. dos Santos (sétimo período), Lucas Centurion (sétimo período), Márcia E. Amâncio (sexto período), Paulo H. F. Figueiredo (sexto período) e Rodrigo V. Moreira (décimo período); Estudantes de Agronomia, Ana Luiza S. Ferreira (segundo período), Rafaella C. P. Alves (segundo período) e Wesley R. Soler (sexto período) e a estudante de Engenharia Florestal, Thaline B. S. da Silva (terceiro período).

Promover cursos, simpósios, seminários, encontros técnicos, palestras, debates, dias de campo e demais eventos que possam contribuir para a elevação dos conhecimentos, além de promover o constante treinamento e aperfeiçoamento de estudantes de graduação e de pós-graduação em atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão nas referidas áreas.

1. Mudanças climáticas e sustentabilidade do agroecossistema: Estudo dos cenários de “mudanças climáticas” e sua interferência nos sistemas produtivos.
  2. Relações astronômicas entre a Terra e o Sol: Apresenta papel fundamental para o entendimento da Meteorologia e ciências correlatas.
  3. Observações meteorológicas de superfície e instrumentação agrometeorológica: Obtenção e organização de elementos meteorológicos coletados por estações meteorológicas constituídas de equipamentos para medições meteorológicas.
  4. Psicrometria: Ramo da ciência dedicado à análise das propriedades físicas e termodinâmicas das misturas entre gases e vapor e suas aplicações práticas.