Núcleo de Interação de Novos Jogos Acadêmicos - NINJA

Publicado: Terça, 07 Abril 2020 17:07 | Última Atualização: Terça, 07 Abril 2020 17:09

O Núcleo surgiu em 05 de fevereiro de 2013, quando o Prof. Raphael Winckler de Bettio reuniu-se com um grupo de alunos, com o objetivo de criar um grupo de estudos sobre desenvolvimento de jogos para a Plataforma Android. Como a maioria dos alunos participava também do projeto de extensão Liga Universitária de Esportes Eletrônicos (E-Sports) e se reuniam no Game Design Laboratory (GDL), projeto e laboratório coordenados pela Prof. Ana Paula Piovesan Melchiori, a coordenação do núcleo passou também para a sua coordenação em novembro de 2014. A equipe se organizou para a criação do primeiro protótipo de jogo Android, que se concretizou em setembro de 2015, com o lançamento na Play Store, da primeira versão do jogo Zero.

Propiciar o desenvolvimento de jogos digitais, trabalhando em uma proposta de estudo de tecnologias para o desenvolvimento de jogos, com criação de metodologias de trabalho colaborativo e integrado, aplicando os conhecimentos adquiridos em problemas práticos e de interesse dos estudantes, além de prepará-los para o mercado de trabalho.

1. Programação: Para o desenvolvimento dos jogos, é necessário o conhecimento de programação para Android.
  2. Computação Gráfica: Para a interface do jogo são necessários conhecimentos gráficos adquiridos em disciplinas da área de Computação Gráfica, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Modelagem 3D, dentre outras.
  3. Interface Humano: Máquina Conceitos de Interface são necessários para o planejamento e design da interface do jogo.
  4. Engenharia de Software: São necessários conhecimentos de todo o processo de desenvolvimento de software.