Núcleo de Estudos em Taxonomia Polifásica de Aspergillus e Penicillium - NETAX

Publicado: Terça, 07 Abril 2020 17:04 | Última Atualização: Terça, 07 Abril 2020 17:05

O NETAX teve o início de suas atividades no ano de 2010 e se encontra vinculado ao Laboratório de Micologia e Micotoxinas de Alimentos do Departamento de Ciência dos Alimentos, onde ocorrem as reuniões semanais para discussão de artigos e projetos, apresentações de seminários e resultados de projetos de pesquisa, além da organização de palestras e seminários. Nestes cinco anos o NETAX organizou e promoveu eventos e palestras, participou de feiras, onde teve a oportunidade de divulgar as atividades realizadas pelo Núcleo. Também teve importante participação na criação e manutenção da Coleção de Cultura de Micro-organismos do DCA onde já se encontram depositados 406 isolados de fungos pertencentes aos gêneros Aspergillus e Penicillium. Além disso, promoveu o treinamento em taxonomia de fungos para estudantes de graduação e pós-graduação da UFLA e também para estudantes de intercâmbio.

Congregar profissionais e estudantes para ampliar o conhecimento sobre a taxonomia, diversidade e o potencial biotecnológico dos fungos pertencentes aos gêneros Aspergillus e Penicillium; desenvolver técnicas que auxiliem no processo de identificação, preservação e manutenção dessas culturas fúngicas.

1. Bioprospecção: Avaliar o potencial biotecnológico para uso na indústria de alimentos.
  2. Taxonomia: Identificar os fungos presentes em diferentes substratos através das suas características morfológicas, moleculares e químicas.
  3. Diversidade de fungos: Isolar, caracterizar e identificar a diversidade fúngica em alimentos, produtos agrícolas, solos cultiváveis e solos de áreas nativas (Cerrado e Mata Atlântica).
  4. Segurança Alimentar: Identificar os fungos produtores de toxina em alimentos garantindo o consumo seguro ao consumidor.

www.dca.ufla.br