Núcleo de Estudos em Sistemática e Biologia de Insetos - NESBI

Publicado: Terça, 07 Abril 2020 17:00 | Última Atualização: Terça, 07 Abril 2020 17:01

O NESBI é um núcleo de estudos que atua na UFLA, desde o primeiro semestre de 2013, estando vinculado ao Departamento de Biologia (Setor de Zoologia Comparada). No início de suas atividades, o NESBI ofereceu treinamento em taxonomia de insetos. Além disso, foram realizadas coletas no campus universitário e oficinas para montagem e preparação de material entomológico. No decorrer do ano de 2014, foram realizados Ciclos de Palestras e uma reunião com o Prof. Antônio Fernandes do Nascimento Jr sobre o Ensino de Entomologia. Neste ano, de 2015, foram realizados seminários com temas diversos relacionados ao estudo dos insetos.

Promover estudos sobre a classificação, sistemática, taxonomia e aspetos biológicos dos insetos (tais como: morfologia, comportamento, evolução, ecologia, fisiologia, entre outros).

1. Discussão de textos da área: São realizadas discussões semanais sobre artigos relacionados à sistemática, ecologia, taxonomia e biologia de insetos.
  2. Eventos de divulgação científica: Foram realizadas atividades visando a articular a atividade do âmbito acadêmico com a sociedade, por meio de eventos envolvendo visitas de estudantes de escolas de Lavras e região no Departamento de Entomologia.
  3. Eventos voltados para fins acadêmicos: Foram realizados ciclos de palestras e encontros científicos com participação de palestrantes nacionais e internacionais.