Núcleo de Estudos em Pecuária de Corte - NEPEC

Publicado: Terça, 07 Abril 2020 16:46 | Última Atualização: Terça, 07 Abril 2020 16:47

O Núcleo de Estudo em Pecuária de Corte (NEPEC) foi criado em agosto de 2000, com o intuito de congregar profissionais, estudantes, professores, produtores, técnicos, entre outros que se interessam e/ou tenham atividades relacionadas ao estudo e criação de gado de corte. A ideia de se instituir esse núcleo partiu de professores do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em especial do Prof. Ivo Francisco de Andrade, juntamente com estudantes dessa instituição. O Prof. Ivo Francisco de Andrade foi orientador do núcleo entre 2000 e 2006. A partir deste ano (2015) o núcleo é orientado pelo Prof. Mateus Pies Gionbelli. Reuniões semanais, palestras abertas à comunidade e viagens técnicas são algumas das atividades realizadas pelo grupo, desde a sua fundação. O grupo também realiza a cada dois anos o SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PECUÁRIA DE CORTE (SIMPEC, www.simpecufla.com.br), evento conhecido em todo Brasil, principalmente pela qualidade das palestras e por reunir estudantes e profissionais de vários lugares do mundo.

Motivar e difundir a pecuária de corte; formar novos profissionais especializados na área; capacitar os integrantes para atuar no setor; promover cursos; organizar simpósios; promover a integração entre graduandos, pós-graduandos e professores.

1. Suporte ao rebanho de gado de corte da UFLA: O grupo realiza atividades diárias de manejo, cuidados, controle de dados, registro de animais, controle reprodutivo, etc…
  2. Pesquisas na área de nutrição e produção de bovinos de corte: Os estudantes do grupo conduzem e dão suporte à realização de experimentos sobre nutrição, manejo e qualidade da carne de bovinos de corte.
  3. Organização de eventos: Semestralmente são organizados ciclos de palestra e a cada dois anos, é organizado o SIMPEC (Simpósio Internacional de Pecuária de Corte).
  4. Discussão sobre assuntos pertinentes à bovinocultura de corte: Semanalmente, o grupo se reúne para discutir artigos técnicos e científicos, debater sobre temas de interesse e organizar o desenvolvimento das atividades do grupo.