Núcleo de Estudos em Parasitologia - NEP

Publicado: Terça, 07 Abril 2020 16:44 | Última Atualização: Terça, 07 Abril 2020 16:45

O Núcleo de Estudos em Parasitologia (NEP) foi criado em 2013, por um grupo de alunos vinculados ao Laboratório de Biologia Parasitária, sob a coordenação da Prof. Dra. Joziana Muniz de Paiva Braçante. O NEP cresceu e hoje é composto por alunos de diversos cursos como: Medicina Veterinária, Biologia, Nutrição, Medicina e alguns alunos da pós-graduação. O grupo realiza reuniões semanais, durante as quais são apresentados seminários e discutidos temas relacionados à parasitologia. Em 2014, o núcleo realizou seu primeiro evento na universidade, em conjunto com o PETI BIOPAR e o Laboratório de Biologia Parasitária: o I Simpósio Sul- Mineiro de Doenças Negligenciadas. Este teve como objetivo abordar as leishmanioses. Em 2015, o II Simpósio Sul- Mineiro de Doenças Negligenciadas, também realizado pelo NEP, contou com mais de vinte palestrantes, três oficinas e apresentação de trabalhos sobre o tema Doenças Negligenciadas. O núcleo também é responsável por projetos de extensão realizados em parceria com a vigilância ambiental da prefeitura de Lavras. Os alunos são encarregados de levar o conhecimento adquirido à população lavrense. Para isso, são realizadas palestras, principalmente sobre leishmaniose e dengue, nas escolas públicas e privadas e, anualmente, na semana do dia 10 de agosto, acontece a Semana de controle de Leishmaniose, como projeto de extensão.

Oferecer aos estudantes com interesse específico nesta área, tempo para estudo durante a sua formação acadêmica e a realização de tarefas que visam ao desenvolvimento de responsabilidade e o senso de trabalho em equipe, além de formar profissionais preocupados com a saúde pública.

1. Educação em Saúde: Palestras ministradas por integrantes nas escolas d município de Lavras sobre Leishmaniose e Dengue.
  2. Extensão para toda população: São realizadas atividades na praça para toda comunidade lavrense.
  3. Eventos Acadêmicos: Simpósios organizados pelo Núcleo de Estudos.