Núcleo de Estudos em Olericultura - NEO

Publicado: Terça, 07 Abril 2020 16:39 | Última Atualização: Terça, 07 Abril 2020 16:42

Existem relatos de que o NEO foi fundado na década de 1980, porém não existe ata de fundação. Assim, legalmente, ele existe desde 01/07/2009. Desde então, o núcleo desenvolve diversas atividades na área de olericultura que visam ao maior envolvimento entre professores, alunos e comunidade. Conta com uma participação ativa de alunos de graduação e pós-graduação, de professores e funcionários, sendo que o número de participantes é cíclico, havendo ocasiões em que o núcleo contou com mais de 30 participantes. Atua, fortemente, tanto dentro da comunidade acadêmica, quanto na comunidade externa, auxiliando na instalação de hortas em comunidades e escolas. Tem promovido, constantemente, eventos técnicos, aberto á comunidade acadêmica e externa, como palestras, cursos e workshop. Recentemente, o NEO realizou o I Workshop de Hortaliças não convencionais e esse evento, contou com a participação renomada da área, estudantes de diversas instituições e produtores da região.

Congregar pesquisadores, professores, discentes de graduação e pós-graduação, e demais profissionais da área de olericultura, com o intuito de promover cursos, palestras, debates e demais eventos que possam contribuir para a elevação dos conhecimentos dessa ciência.

1. Cultivo de olerícolas: São realizadas atividades no plantio comercial e acadêmico de hortaliças.
  2. Pesquisa: Os membros atuam em projetos de pesquisa vinculados a teses e dissertações.
  3. Extensão: Auxilio em comunidades e escolas na instalação de hortas.
  4. Consultoria Instruções técnicas no cultivo de hortaliças.