Núcleo de Estudos em Nutrição Clínica - NENUCLI

Publicado: Terça, 07 Abril 2020 16:36 | Última Atualização: Terça, 07 Abril 2020 16:36

O Núcleo de Estudos em nutrição clínica (NENUCLI), fundado em 2014, é uma entidade sem fins lucrativos, vinculada ao Departamento de Nutrição da UFLA, que visa a congregar profissionais, estudantes e a comunidade em diversas atividades como: cursos, simpósios, encontros técnicos, palestras, debates, dias de campo, consultoria, pesquisa e demais eventos que possam contribuir para a elevação dos conhecimentos em nutrição clínica e permear melhor qualidade de vida à população. Apesar de recentemente criado, o NENUCLI já promoveu diversas ações, tais como: Curso de Contagem de Carboidratos e de Nutrição Enteral e Parenteral na Prática Clínica, destinados aos estudantes da UFLA e profissionais da saúde de Lavras; Instituição de Parceria com o SESC, participando de movimentos como: Outubro Rosa (Lavras e Ijaci), Curso de Cuidados de Idosos e Saúde na Escola; Projeto de Extensão, realizado na APAE, para crianças disfágicas; Implementação de Triagem Nutricional no Hospital Vaz Monteiro e Reuniões Técnico-Científicas semanais sobre temas ligados à nutrição clínica.

Auxiliar a sociedade e a comunidade acadêmica com aprimoramentos práticos e teóricos em nutrição clínica para a manutenção e promoção da saúde.

1. Dietoterapia: Utilizar a terapêutica alimentar para prescrição e evolução nutricional em diferentes condições clínicas, nutricionais, psicossociais e culturais.
  2. Nutrição nas Diversas Fases da Vida: Necessidades e recomendações dos nutrientes e suas principais fontes alimentares em cada fase da vida.
  3. Avaliação Nutricional: Conhecimento e articulação crítica dos métodos de avaliação direta e indireta do estado nutricional de indivíduos e populações, sadios ou enfermos.
  4. Educação Nutricional: Educação como instrumento para a promoção da saúde e da qualidade de vida, pela formação ou modificação dos hábitos alimentares de indivíduos e/ou grupos.