Núcleo de Estudos em Novos Produtos e Análise Sensorial - NENP

Publicado: Terça, 07 Abril 2020 16:35 | Última Atualização: Terça, 07 Abril 2020 16:35

O Núcleo de Estudos de Novos Produtos e Análise Sensorial, NENP, é um grupo que trabalha no desenvolvimento e na melhoria de produtos, desde a embalagem, formulação, até o processamento do produto e posterior análise sensorial, buscando, assim, parcerias com empresas e centros tecnológicos, por meio de projetos de extensão. O NENP foi criado em 2009, por um grupo de quatro alunos da Universidade Federal de Lavras. Atualmente, conta com uma equipe de 20 membros, orientados pelo professor João de Deus Souza Carneiro e coorientados pela professora Ana Carla Marques Pinheiro, ambos do Departamento de Ciência dos Alimentos – UFLA.

Apoiar empresas alimentícias no desenvolvimento e avaliação sensorial dos produtos, contribuindo para o aumento da taxa de sucesso dos mesmos no mercado e atendimento das necessidades dos consumidores.

1. Desenvolvimento de novos produtos: bem como a melhoria dos produtos já existentes, abrangendo os diversos aspectos desejados pela empresa.
  2. Análise Sensorial: Aplicação de técnicas sensoriais no desenvolvimento e avaliação de produtos e embalagens.
  3. Pesquisa de mercado e comportamento do consumidor: Caracterização de perfis consumidores e possíveis nichos para a implementação de novos produtos, bem como novos ingredientes e tipos de embalagens.
  4. Projetos sociais: Os projetos sociais são um exercício de cidadania, permitem a transposição de barreiras e preconceitos. Eles são um meio para que haja maior conscientização do individuo.