Ir direto para menu de acessibilidade.

Núcleo de Estudos em Materiais para a Indústria de Alimentos - NEMIA

Publicado: Terça, 07 Abril 2020 16:13 | Última Atualização: Terça, 07 Abril 2020 16:13

Histórico

Em março de 2012, sob a coordenação de Welbert Freitas, foi fundado o Núcleo de Estudos em Materiais para a Indústria de Alimentos. No mesmo ano, no mês de outubro, o NEMIA teve a honra de se apresentar no Congresso Mineiro de Engenharia de Alimentos (CMEA), um importante e prestigiado evento realizado pelos alunos da Universidade Federal de Lavras. No dia 31 de outubro, o NEMIA realizou sua primeira palestra, ministrada pelo pesquisador da EMBRAPA, Carlos Piller, sobre Processamento de Polímeros Naturais. Mais tarde, no ano de 2013, foi realizado o I Ciclo de Palestras em Ciência e Tecnologia de Materiais, um evento inédito para os alunos de Engenharia de Alimentos, pois trouxe conhecimento sobre materiais aplicados em alimentos aos estudantes. O núcleo realizou também visitas a FEIPLASTIC (Feira Internacional do Plástico), tanto no ano de 2013, como no ano de 2015. Uma feira que traz inovações, tendências e informação. Até os dias de hoje, seus membros ainda participam de pesquisas sobre embalagens e materiais voltados a alimentos; realizam palestras sobre os mesmos temas, instigando um conhecimento sobre o assunto que vai além do aprendido em sala de aula.

Objetivos Gerais

Agregar profissionais e estudantes com interesse na área de materiais com ênfase em alimentos. Discutindo questões técnicas relacionadas à aplicação e a estrutura dos mesmos. Promovendo cursos, palestras e debates, contribuindo para a elevação do conhecimento dessa ciência.

Áreas de Atuação

  1. Ciência dos Materiais: Estudo das propriedades dos materiais (metais, cerâmicas, polímeros) e a relação entre estrutura, processamentos e características finais.
  2. Embalagens para Alimentos: A embalagem é fundamental no setor alimentício: é ela que evita contaminação microbiológica, perda de características do alimento, etc.

Responsável pela Entidade

Professora Marali Vilela Dias Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Dados Institucionais

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.