Núcleo de Estudos em Ecologia e Conservação da Flora- NEECFLORA

Publicado: Terça, 07 Abril 2020 15:53 | Última Atualização: Terça, 07 Abril 2020 15:54

O NEEC-FLORA (Núcleo de Estudos em Ecologia e Conservação da Flora, sob tutela do Prof. Dr. Rubens Manoel dos Santos, foi fundado em 2012 pelos integrantes do Laboratório de Conservação e Manejo da Biodiversidade, no Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Lavras, desenvolvendo, desde então, atividades que busquem engrandecer a formação dos membros da comunidade acadêmica que se interessem pela ecologia e conservação da flora. Ao longo de sua existência, o NEEC-FLORA promoveu eventos, sempre beneficentes sobre temáticas pertinentes às ciências florestais, tais como: os impactos ambientais sob as florestas brasileiras, mercado de trabalho para profissionais que desejem trabalhar com a temática ambiental, entre outras, bem como promoveu eventos que buscaram levar os interessados para a vivência com o dia a dia dos trabalhos em ecologia. Para os membros ativos, o NEEC-FLORA vem promovendo minicursos sobre assuntos importantes para a formação como identificação de espécies, estatística aplicada à Ecologia da Flora, educação ambiental, entre outros diversos temas. O núcleo vem, semestre a semestre, aprimorando os conhecimentos dos estudantes envolvidos sob diferentes aspectos, buscando, sobretudo, contribuir para o desenvolvimento das Ciências Florestais sob o ponto de vista da ecologia e conservação.

Contribuir com a formação acadêmica, profissional e social dos alunos de graduação e pós-graduação envolvidos, por meio de atividades que permitam a interação destes com a área da Ecologia e Conservação da Flora em suas diversas perspectivas.

1. Ecologia: Discussões a respeito do funcionamento de ecossistemas e sua importância.
  2. Conservação da Flora: Atividades que abordem a exuberância da flora brasileira e sua necessidade de conservação.
  3. Dendrologia: Práticas de identificação de materiais vegetais em herbários e no campo.
  4. Educação Ambiental: Atividades de extensão sob a temática ambiental em escolas e entidades afins.