Núcleo de Estudos da Pedagogia a Distância - NEPEDI

Publicado: Quarta, 01 Abril 2020 11:52 | Última Atualização: Quarta, 01 Abril 2020 11:56

O curso de Pedagogia a distância da UFLA tem atuado na formação de professores para a educação básica desde 2012. É,atualmente, responsável por cinco polos: Cambuí, Bambuí, Confins, Jaboticatubas e Lavras, que são espaços da UFLA que ultrapassam os limites físicos do Campus. Assim, entendemos os polos presenciais como “lócus” privilegiado de desenvolvimento de projetos culturais e científicos que podem contribuir de forma significativa para a formação do aluno, bem como, dos educadores da região. Nessa direção, o curso de Pedagogia a Distância UAB/UFLA tem a compreensão da importância da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e esforços serão empreendidos para a concretização do último princípio que é a extensão. Nesse sentido é que afirma- se a importância de instituir o Núcleo de Estudos Pedagogia a Distância (NEPEDI), com a finalidade de promover projetos de extensão, aliados a estudos relativos à Pedagogia e também à Educação a distância. Esses projetos terão como foco a reflexão sobre a realidade local à luz dos estudos desenvolvidos no curso, contribuindo, de forma colaborativa, para a resolução de problemas, a troca de experiências e proposição de ações de intervenção na realidade que vivenciam. Ademais, os alunos do curso nos espaços virtuais de ensino, bem como nos encontros presenciais, têm refletido sobre a realidade educacional de cada região, juntamente com os professores responsáveis pelas disciplinas do curso.

Promover ações de extensão nos polos de responsabilidade do curso de Pedagogia EAD, contribuindo para atender aos alunos e à comunidade de educadores; estudar referencial teórico referente à Educação a distância e suas peculiaridades bem como os temas específicos escolhidos para as ações de extensão.

1. Formação de Professores: Atuar com ações específicas de formação de professores, de acordo com a necessidade de cada região.
  2. Educação a Distância: estudar os diferentes aspectos da educação a distância no nível superior.

www.ded.ufla.br