Núcleo de Estudo em Cana-de-açúcar - NECANA

Publicado: Quarta, 01 Abril 2020 11:47 | Última Atualização: Sexta, 01 Mai 2020 02:45

O NECANA – Núcleo de Estudos de Cana-de-Açúcar, referência entre os núcleos de estudos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) atua na cultura de cana-de- açúcar no âmbito de ensino, pesquisa e extensão. Foi fundado no ano de 2007 e é formadaz por alunos dos cursos de Agronomia e Engenharia Agrícola, o qual é coordenado pelo professor Luiz Antônio de Bastos Andrade. O Núcleo promove eventos de pesquisa e extensão, visando a difundir informações a respeito da produção da cultura e produtos derivados, em Lavras e região, sempre prezando pela qualidade, eficiência e ética no trabalho a ser realizado. Por ser o único núcleo de estudos voltado à cultura canavieira, tornou- se diferenciado das demais, pela grande capacitação teórica dos membros e pela orientação de professores da Universidade Federal de Lavras. É uma sociedade sem fins lucrativos, portanto todos os serviços realizados para com a sociedade não visam a reembolso.

Aprofundar conhecimentos relativos à cultura da cana- de-açúcar, além de congregar estudantes, profissionais e produtores atuantes, tendo por finalidade promover, palestras, debates, dias de campo e demais eventos técnico- científicos que possam contribuir para a elevação do conhecimento dessa área.

1. Fitotecnia: aspectos relacionados a preparo do solo, plantio, tratos culturais, calagem, adubação, variedades e colheita.
  2. Melhoramento Genético: avaliação e seleção de variedades de cana de açúcar para indústria, cachaça e forragem.
  3. Produção vegetal: aspectos relacionados ao agronegócio (açúcar, álcool e cachaça).