Ir direto para menu de acessibilidade.

Equipe de Robótica TROIA – Tecnologia, Robótica, Otimização e Inteligência Artificial

Publicado: Terça, 31 Março 2020 16:52 | Última Atualização: Sexta, 01 Mai 2020 02:52

Histórico

A equipe TROIA, sigla para Tecnologia, Robótica, Otimização e Inteligência Artificial, é o resultado da junção de dois núcleos de estudos, o NemecaBotz e o Ctrl Alt, ambos focados na projeção de robôs para competições universitárias. A fusão ocorreu em 2012 e, com ela, mantivemos o objetivo anteriormente manifesto pelos núcleos originais, ou seja, participar de campeonatos de robótica no Brasil e no exterior. O primeiro projeto oficial da equipe, o robô de combate “Kamikaze”, da categoria Hobbyweight (5,5kg) conquistou a sétima colocação entre 32 competidores, logo na sua estreia, na VIII Winter Challenge, 2012, em São Paulo. Em 2014, conquistou o 1º lugar na primeira competição internacional da equipe, a Stem Tech Olympiad, em Miami, EUA. Essa competição também foi o cenário de estreia para o projeto mais desafiador da equipe, o robô “Aquiles”, da categoria Lightweight (27,2 Kg), obtendo o 3º lugar. Posteriormente, na X Winter Challenge, a TROIA foi ao topo do pódio da categoria Hobbyweight com o seu segundo projeto desenvolvido, o robô “Pé de Pano”. Ainda em 2014, a equipe desenvolveu o seu quarto robô de combate, “Pégasus”, categoria Featherweight (13,6Kg), que foi campeão, no ano seguinte, na sua estreia na competição Submarino URC, na Campus Party, Brasil. Atualmente, a equipe passa pela ampliação das suas categorias de participação, por meio da consolidação de um time de hóquei de robôs e de novos projetos.

Objetivos Gerais

construir robôs de competição, objetivando participar de campeonatos nacionais e internacionais, por meio da pesquisa, desenvolvimento e aplicação dos conhecimentos obtidos na graduação dos discentes participantes, unidos à experiência em competições nas categorias Follow Line, combate e hóquei de robôs.

Áreas de Atuação

  1. Gestão de projetos: maneiras de otimizar processos organizacionais, burocráticos, financeiros e de marketing.
  2. Mecânica: Pesquisa, desenvolve, projeta e constrói na área da mecânica aplicada à robótica. Envolve áreas como projeto mecânico, materiais e processos de fabricação.
  3. Eletrônica: Desenvolve placas eletrônicas. Atua, principalmente, com acionamento de motores elétricos e desenvolvimento de softwares para robôs autônomos e radiocontrolados.

Responsável pela Entidade

Professor Felipe Oliveira e Silva Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Dados Institucionais

www.nucleoestudo.ufla.br/troia Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.