Liga Acadêmica Interdisciplinar de Fisiologia - LAIFI

Publicado: Quarta, 01 Abril 2020 11:46 | Última Atualização: Quarta, 01 Abril 2020 11:46

No dia 07 de abril, do ano de 2014, foi registrado na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Lavras - UFLA, o Núcleo de Estudos em Fisiologia e Metabolismo - NEMEFIS. Sua criação foi iniciada a partir de um grupo de discussão, idealizado pelo Professor Luciano José Pereira e seus orientados de pós- graduação e de iniciação científica. Na ocasião, eram realizadas reuniões semanais com o intuito de discussão de protocolos experimentais, envolvendo animais de laboratório, bem como temas gerais ligados ao estudo da influência de agentes nutricionais sobre processos patofisiológicos dos diversos sistemas orgânicos. No ano de 2015, com a criação do Departamento de Ciências da Saúde e do curso de Medicina, houve a chegada de diferentes profissionais da área de Bases Morfofisiológicas, havendo a necessidade de ampliação das atividades do núcleo, gerando a alteração do nome do núcleo para Liga Acadêmica Interdisciplinar de Fisiologia - LAIFI. Essa mudança ocorreu de forma a ampliar o acesso para todos os estudantes interessados em Fisiologia dos diversos cursos da UFLA. A partir de então, a LAIFI realiza encontros semanais, onde são discutidos temas relacionados ao ensino, pesquisa e extensão ligados à Fisiologia Geral e Experimental.

Promover atividades teóricas práticas, desenvolver projetos de pesquisa, apoio ao ensino e extensão na área de Fisiologia. Participar de campanhas e outras atividades destinadas a atender às demandas da comunidade na área de saúde e estender os conhecimentos sobre Fisiologia a estudantes não associados a LAIFI.

1. Fisiologia Geral: Estudo do funcionamento do corpo humano saudável.
  2. Farmacologia: Estudo de princípios químicos ativos com finalidade terapêutica.
  3. Fisiologia do Exercício: Estudos dos mecanismos funcionais envolvidos com o funcionamento normal do corpo humano durante atividade muscular esquelética.
  4. Nutrição: Estudar a influência de agentes nutricionais sobre a fisiopatologia dos sistemas orgânicos.