Ir direto para menu de acessibilidade.

Laboratório de Bioética e Direito

Publicado: Terça, 31 Março 2020 22:39 | Última Atualização: Terça, 31 Março 2020 22:39

Histórico

Fundado em 2013, o Laboratório de Bioética e Direito está vocacionado para o trabalho colaborativo e interdisciplinar, comprometido com a sólida formação de seus integrantes, a partir da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, aliado a uma postura empreendedora e reflexiva que fomenta a capacidade para a aprendizagem autônoma e dinâmica. Composto por professores, pesquisadores e estudantes, desenvolve suas atividades a partir da identificação e do exame de problemas bioéticos e jurídicos relativos à saúde da pessoa humana. Interessa-se em dialogar com grupos de pesquisa, nacionais e estrangeiros, de variadas áreas do conhecimento, buscando ações de mobilidade, publicações coletivas, organização de eventos, desenvolvimento de estratégias inovadoras de ensino- aprendizagem e de recursos para e-learning e b-learning, além de trocas de experiências e saberes.

Objetivos Gerais

Contribuir para a solução inovadora de problemas bioéticos e jurídicos relativos à saúde da pessoa humana e, entre os temas de interesse, encontram-se: acesso e humanização dos cuidados de saúde, consentimento informado, recusa de tratamento médico, cuidados paliativos e planejamento da morte.

Áreas de Atuação

  1. Bioética Experimental: treinamento sobre a regulamentação ética e jurídica das investigações científicas envolvendo seres humanos.
  2. Bioética Clínica: treinamento e consultoria sobre aspectos éticos e jurídicos envolvidos na prática clínica e nos processos decisórios relativos aos cuidados de saúde.
  3. Direito Médico: execução de projetos de pesquisa, organização de eventos e elaboração de pareceres no âmbito do direito à saúde.

Responsável pela Entidade

Professor Gustavo Pereira Leite Ribeiro Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Dados Institucionais

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. www.labbioetica.com.br