Ir direto para menu de acessibilidade.

Grupo de Estudos em Tecnologia de Sêmen e Embriões - GETESE

Publicado: Terça, 31 Março 2020 22:37 | Última Atualização: Sexta, 01 Mai 2020 02:49

Histórico

O grupo surgiu pelo interesse de discentes de graduação e pós-graduação envolvidos com biotecnologia da reprodução suína, orientados pelo Prof. Márcio Gilberto Zangeronimo. O grupo já trabalha há mais de quatro anos desenvolvendo trabalhos nessa área. Até o momento, vários artigos científicos já foram publicados relacionados ao tema. Além disso, o treinamento de alguns integrantes, na Espanha, fortaleceu o grupo com novas tecnologias, tais como a fertilização in vitro e o congelamento do sêmen, o que tem aumentado a participação de alunos em eventos no país. Frente ao exposto, e a necessidade de se aprofundar conhecimentos sobre o assunto, surgiu o interesse em registrar o grupo de estudos.

Objetivos Gerais

Desenvolver pesquisas em biotecnologia da reprodução animal e promover mecanismos para disseminação dos conhecimentos, inserindo-se, nesse contexto, a formação de recursos humanos, desde o ensino de graduação até os programas de mestrado e doutorado.

Áreas de Atuação

  1. Fisiologia Reprodutiva: Estudos dos controles endócrinos envolvidos na gametogênese, na sobrevivência de gametas e no desenvolvimento embrionário.
  2. Funcionalidade espermática: Compreender como a célula espermática interage com o meio e as principais vias de modulação dessas respostas.
  3. Maturação oocitária: Compreender os processos envolvidos na maturação oocitária com o objetivo de produzir meios que permitam que a maturação in vitro ocorra de forma eficiente.
  4. Produção in vitro de embriões suínos: Desenvolver a técnica de produção in vitro na espécie suína.

Responsável pela Entidade

Professor Márcio Gilberto Zangeronimo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Dados Institucionais

www.dmv.ufla.br