Atualizações sobre o novo Coronavírus - 12/3

Publicado: Quinta, 12 Março 2020 16:04 | Última Atualização: Sexta, 13 Março 2020 18:09

A partir de 16/03/2020, segunda-feira, todos os eventos estão SUSPENSOS até segunda ordem.

No dia 11/3, o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom, reconheceu a epidemia de Coronavírus (Covid-19) como uma pandemia, por duas razões principais: a velocidade e a escala de transmissão. Nas últimas duas semanas, o número de casos relatados fora da China aumentou quase 13 vezes e o número de países afetados quase triplicou, totalizando 125 mil casos, em 118 países e territórios.

A OMS considera essa uma pandemia controlável, o que exige um equilíbrio entre as ações que devem ser tomadas, a fim de que contribuam para a prevenção, sem que haja um pânico desnecessário.

Pela cautela e medidas de prevenção que o momento exige, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) está atenta a todas as atualizações e orientações do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação e manterá a comunidade acadêmica informada de todas as decisões relacionadas ao assunto.

Aulas

As aulas de graduação e de pós-graduação seguem o calendário, sem qualquer interrupção.

Eventos

Considerando a diversidade de origem dos participantes de eventos realizados na Instituição, informamos que, como medida de prevenção, estão suspensos os registros de novos eventos na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), até que a situação se estabilize ou sejam definidas novas orientações de conduta.

Para os eventos já agendados, a recomendação é de que os organizadores considerem a possibilidade de adiamento, uma vez que pode haver necessidade de medidas de suspensão a partir das próximas semanas, por orientação de órgãos superiores. Se não houver possibilidade de adiamento, é imprescindível que sigam todas as orientações de prevenção:

- disponibilizar álcool gel no local;

-  manter o ambiente arejado, com portas e janelas abertas, sem uso de ar condicionado;

- disponibilizar lenços descartáveis e lixeira para descarte;

- disponibilizar aos participantes informes com orientações sobre medidas de prevenção;

- verificar o abastecimento de sabonete, papel higiênico e toalhas descartáveis nos banheiros, durante todo o evento;

- solicitar a não participação de pessoas com manifestação de quadro gripal ou febre;

-solicitar nome e telefone de contato de todos os presentes para busca ativa caso haja algum caso confirmado que tenha frequentado o evento ou o local.

Viagens

Considerando os benefícios e riscos relacionados aos afastamentos do País, sobretudo para indivíduos com maior chance de evoluírem para infecções graves (pessoas idosas; pessoas com diabetes, doenças cardíacas e/ou pulmonares; indivíduos imunocomprometidos), todas as viagens internacionais estão suspensas.

No que tange às viagens nacionais, há necessidade de se avaliar possibilidade de adiamento. Nos casos de viagens urgentes e que não possam ser adiadas, devem ser tomadas todas as medidas protetivas para evitar infecção.

Sobre o vírus

O novo coronavírus (COVID-19) é um agente relacionado a infecções respiratórias, que podem apresentar-se com um quadro semelhante às demais síndromes gripais. Sua transmissão, com base no conhecimento científico adquirido até o presente momento, ocorre através da entrada no trato respiratório, pelo contato com gotículas de secreções.

Isso pode ocorrer por meio do contato direto com as secreções de uma pessoa infectada, pela tosse ou espirro, ou de forma indireta, pelo contato com superfícies contaminadas, levando-se as partículas ao nariz ou à boca por meio das mãos.

Medidas de prevenção

Para prevenir a transmissão, recomenda-se que os membros da comunidade acadêmica adotem algumas medidas comportamentais:

1 – Lave as mãos com água e sabão e, sempre que possível, use álcool gel 70%;

2 – Cubra nariz e boca ao espirrar ou tossir;

3 – Evite aglomerações se estiver doente;

4 – Não compartilhe objetos de uso pessoal como copos, talheres, garrafas;

5 – Mantenha os ambientes bem ventilados;

6 – Não toque a região dos olhos, nariz e boca sem antes lavar as mãos;

7 – Mantenha-se hidratado;

8 – Realize o isolamento domiciliar preventivo, de cinco dias corridos, caso esteja retornando da China ou Itália;

9 – Evite contato direto da boca com as torneiras de bebedouros, utilize sua caneca UFLA;

10 -Mantenha a atenção para indivíduos que apresentem febre e sintomas respiratórios (tosse, coriza etc.). Oriente a procurar por atendimento em serviço de saúde e, conforme recomendação médica, manter afastamento das atividades;

11 - Comunique às autoridades sanitárias a ocorrência de suspeita de caso(s) de infecção humana pelo novo coronavírus (COVID-19).

Onde obter mais informações?

Para ampla divulgação das informações atualizadas, o Ministério da Saúde lançou um aplicativo (Coronavírus – SUS) para iOS e Android com notas oficiais, informações sobre a doença, instruções para a população e mapa das unidades de saúde que podem fazer o atendimento em caso de suspeita.

Outras informações sobre o novo coronavírus (COVID-19) estão disponíveis em sites oficiais dos órgãos competentes:

Ministério da Saúde

Organização Mundial de Saúde

Organização Pan-Americana Saúde

Centro de Controle de Doenças (CDC)

Atendimento à comunidade acadêmica

A COPE (Coordenadoria de Prevenção de Endemias da UFLA) disponibilizou um e-mail para esclarecimento de dúvidas da comunidade acadêmica (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Caso ocorra mudança no cenário epidemiológico que justifique a adoção de outras medidas de prevenção e controle dirigidas à comunidade acadêmica, haverá ampla divulgação por meio dos veículos oficiais de comunicação da Universidade.