CONHEÇA O ÔNIBUS LABORATÓRIO DA PROEC

Publicado: Quinta, 17 Novembro 2016 06:33 | Última Atualização: Sexta, 18 Mai 2018 14:56

O que é?

onibus-1O ônibus laboratório da PROEC é o veículo disponibilizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Lavras para fomentar e apoiar ações de itinerância de grupos extensionistas de nossa instituição. Este ônibus está equipado para levar exposições, oficinas, multimídias e outras atividades para toda comunidade do município de Lavras (MG) e região. Além de promover a divulgação científica e cultural, o ônibus laboratório da PROEC visa aproximar a ciência do cotidiano das pessoas, oferecendo um espaço de descoberta e reflexão  pela cultura científica, por meio de atividades interativas.

Atualmente os projetos que o utilizam são o  Ciência em Ação, a Magia da Física e do Universo e Biblioteca Itinerante.

Seus recursos:
  • 1 TV de Plasma;
  • 1 Microondas;
  • 1 Refrigerador;
  • 3 Bancadas internas;
  • 1 Gerador;
  • 1 Tenda lateral.
Os projetos:
  • Biblioteca Itinerante

O Projeto biblioteca Itinerante (Coordenado pela pedagoga Regina Flexa Ribeiro Proença – BU/UFLA) visa realizar rodas de conversa com o objetivo de incentivar e destacar a importância do hábito da leitura.

• Ciência em Ação

O Projeto Ciência em Ação (coordenado pelo Téc. Administrativo José Sebastião A. de Melo – PROEC/UFLA) Intenciona fortalecer as ações de popularização da ciência desenvolvidas no Museu de História Natural da UFLA (MHN) expandindo as para as escolas públicas do município de Lavras-MG. Suas ações contam com as exposições itinerantes do Acervo do MHN e demais atividades como palestras, minicursos, mostras de filmes. Em suma, atividades de extensão universitária que visam realizar periodicamente discussões acerca do conhecimento das ciências naturais e exatas, assim como as relações existentes entre Ciência Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente. O objetivo é reforçar o papel que MHN vem assumindo como um espaço promovedor de ações regionais que contribuem para a formação científica e cultural de seu público alvo.

• Magia da Física e do Universo

O projeto A Magia da Física e do Universo (coordenado pelos professores José Nogales e Karen Luz - DFI/UFLA) tem como objetivo despertar do interesse da população pelos conhecimentos e conceitos da Física e da Astronomia. Nele são desenvolvidos e apresentados para o grande público em praças e escolas experimentos que desafiam a percepção e os sentidos, assim como demonstrações, oficinas e palestras.

Como solicitar seu uso?

O interessado em utilizar o Ônibus Laboratório da PROEC deverá fazer a requisição junto o setor de transporte da UFLA, que avaliará a disponibilidade, e encaminhar o formulário  (disponível em: http://www.proplag.ufla.br/site/servicos/legislacoes/)  para este setor com cópia para a PROEC).

Galeria de fotos: