Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres

Núcleo de Estudos em Qualidade, Industrialização e consumo do Café - QICAFÉ

Publicado: Terça, 07 Abril 2020 16:55 | Última Atualização: Terça, 07 Abril 2020 16:56

Histórico

A UFLA é referência e centro de excelência em café. Nesse sentido, foi fundado o Núcleo de Estudos QICAFÉ, do Departamento de Ciências dos Alimentos, buscando a integralização dos conhecimentos das áreas de qualidade, industrialização e consumo do café, com o intuito de valorizar, promover e executar atividades que atendam às demandas científicas, sociais e de mercado. Realizam-se atividades de ensino, pesquisa e extensão, a fim de suprir a demanda desses três alicerces de conhecimento. Dessa forma, são oferecidos aos membros oportunidades e experiências únicas de aprimorarem seus domínios sobre a bebida mais apreciada pelos brasileiros- o café. Incentiva-se a difusão e o compartilhamento dessas incríveis vivências com a comunidade acadêmica na forma de pesquisas e trabalhos na Universidade, alcançando também as populações de outros municípios e regiões com nossas atividades de extensão. O QICAFÉ participa de diversas atividades para aprendizagem e divulgação da qualidade de café, tais como: cursos de capacitação para cafeicultores, extensionistas e discentes, cursos sobre qualidade do café-classificação física, torração, preparo da bebida e degustação, seminários da cadeia produtiva do café, visitas técnicas e participação em feiras e eventos nacionais e internacionais relacionados ao agronegócio do café, auxílio em concursos de qualidade do café e projetos sociais.

Objetivos Gerais

Promover a integralização dos discentes e demais interessados na área de qualidade do café, a fim de difundir eventos de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para a aquisição e difusão dos conhecimentos em qualidade, industrialização e consumo do café.

Áreas de Atuação

  1. Qualidade do café: Conhecimento dos processos e fatores que influencia na qualidade. Projetos de pesquisas. Ministração de cursos de classificação, torração e preparo do café.
  2. Desenvolvimento de novos: Projetos de pesquisa e extensão utilizando diferentes matérias- primas e métodos visando à sustentabilidade, inovação, agregação de valor e aumento de consumo.
  3. Industrialização do café: Conhecimento do processo de torração associado aos diversos tipos de café, equipamentos, processos, controle de qualidade e aproveitamento dos resíduos gerados.
  4. Consumo: Divulgação e conscientização de cafés de qualidade para a comunidade. Apresentação dos diferentes métodos de preparo na Rede Social do Café e eventos de extensão.

Responsável pela Entidade

Professora Rosemary Gualberto Fonseca Alvarenga Pereira Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Dados Institucionais

www.dca.ufla.br