Núcleo de Estudos em Qualidade de Alimentos - NUQUALI

Publicado: Terça, 07 Abril 2020 16:54 | Última Atualização: Terça, 07 Abril 2020 16:55

O Núcleo de Estudos em Qualidade de Alimentos (NUQUALI) é composto por graduandos de Engenharia de Alimentos e Nutrição e por professores do Departamento de Ciências dos Alimentos da UFLA. O NUQUALI foi fundado em 29 de agosto de 2006, pela Profa. Roberta Hilsdorff Piccoli e pelo Prof. Cleube Andrade Boari e por 17 alunos do curso de Engenharia de Alimentos. O Prof. Luis Roberto Batista coordenou o núcleo até 2010. Desde 2011 até a atualidade, o núcleo é coordenado pela profa. Olga Lucía Mondragón Bernal. Até os dias de hoje, é um dos núcleos mais procurados pelos alunos não só pelo interessante e abrangente tema de estudos, mas pelo dinamismo e constância dos seus membros. A cada ano é realizado processo seletivo de novos integrantes e renovação da presidência, além da redistribuição de diretorias específicas assumidas pelos alunos. A motivação principal para a criação e manutenção do NUQUALI é a de aprofundar-se no conhecimento dos aspectos que envolvem a qualidade no setor da produção de alimentos, além do interesse em prestar serviços à comunidade interna e externa à UFLA, por meio de projetos de extensão e pesquisa. O NUQUALI vem se aprofundando em técnicas consagradas e novas, fazendo uso de Ferramentas da Qualidade e Programas de Apoio à Qualidade visando principalmente à produção de alimentos seguros e que cumpram com as expectativas e necessidades dos consumidores.

Introduzir e disseminar a atividade de extensão no ensino de graduação; realizar trabalhos e tarefas nas mais diversas áreas do gerenciamento e estudo da qualidade de alimentos; incentivar o espírito de liderança, trabalho em equipe e iniciativa dos seus integrantes.

1. Empresas: Auxiliar pequenas e microempresas a introduzir e/ou aperfeiçoar ferramentas e programas de qualidade em seus ambientes de trabalho.
  2. Comunidade: Realizar projetos de extensão com intuito de beneficiar a sociedade, promover a troca de saberes, onde ocorra maior interação entre universidade e comunidade.
  3. Universidade: Promover cursos e palestras para os integrantes do núcleo e para toda a comunidade acadêmica, sempre buscando a atualização de conhecimentos e novas tecnologias.