Núcleo de Estudos em Pós-colheita do Café - PósCafé

Publicado: Terça, 07 Abril 2020 16:51 | Última Atualização: Terça, 07 Abril 2020 16:52

Com a missão de compreender o fenômeno da qualidade do café com foco nas operações de pós- colheita, foi fundado no dia 12 de agosto de 2011, o núcleo de estudos em pós-colheita do café, o Pós- Café. O núcleo está vinculado ao Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras, não apresentando quaisquer fins lucrativos. Sua principal finalidade é formar profissionais com expertise para trabalhar na melhoria da qualidade dos cafés do Brasil e do mundo, respeitando os valores sociais, econômicos e ambientais. O Pós-Café tem em sua composição estudantes de graduação, pós-graduação e demais profissionais da área, todos com urgência em realizar trabalhos e desenvolver conhecimentos em qualidade e pós-colheita do café. Os trabalhos e estudos realizados pelo núcleo têm a orientação e o suporte técnico dos professores Flávio Meira Borém e Ednilton Tavares de Andrade, ambos da UFLA. O Núcleo se apoia no tripé do ensino, pesquisa e extensão, realizando eventos e visitas técnicas em empresas do setor e em propriedades rurais, para seus membros e demais estudantes da UFLA, proporcionando atualização de conhecimentos e o ganho de experiências, a partir das diferentes realidades encontradas. Investe também na participação de seus membros em feiras, ciclos de palestras, congressos e simpósios, incentivando a publicação dos resultados obtidos com os estudos realizados.

Formar estudantes de graduação e pós- graduação com conhecimento e competência para entender, definir e trabalhar a qualidade dos cafés. O Núcleo busca ser referência na formação de profissionais com expertise para trabalhar na melhoria da qualidade dos cafés brasileiros.

1. Colheita: Determinação do ponto de colheita, método de colheita, correlacionando-os aos fatores ambientais visando à obtenção de frutos de alta qualidade.
  2. Processamento: Métodos de processamento do café, via seca e via úmida, levando em consideração, condições ambientais, sociais e econômicas, visando a obter cafés com alta qualidade.
  3. Secagem: Métodos de secagem do café, natural ou artificial, com alta ou baixa temperatura e manejo dos diferentes tipos de café em cada método, visando à qualidade.
  4. Armazenamento: Estudos de embalagens e ambientes para armazenamento de cafés especiais, visando a prolongar a vida de prateleira do produto.