Núcleo de Estudos em Laticínios - NEL

Publicado: Terça, 07 Abril 2020 16:09 | Última Atualização: Terça, 07 Abril 2020 16:09

O Núcleo de Estudos em Laticínios (NEL UFLA), da Universidade Federal de Lavras, entidade civil, apartidária, sem fins lucrativos, com tempo indeterminado de atuação, com sede e foro na cidade de Lavras – Minas Gerais é um órgão destinado a congregar pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados no estudo em laticínios, tendo, por finalidade, promover eventos, discussões, pesquisas e extensão, visando à aquisição e melhor aproveitamento dos conhecimentos gerados nessa área. Criado em 2006, o Núcleo de Estudos em Laticínios foi o pioneiro do Departamento de Ciências dos Alimentos, abrindo portas para os demais núcleos do mesmo. Hoje, com nove anos de tradição, o NEL conta com a participação de alunos da graduação e pós-graduação dos cursos de Engenharia de Alimentos, Zootecnia e Medicina Veterinária.

Promover a solidariedade e a aproximação entre os associados, por meio de reuniões de caráter técnico-científico, sociocultural, cívico, cursos, seminários, visitas técnicas e outros eventos que possam auxiliar na divulgação e discussão de conhecimentos relacionados à área de laticínios.

1. Pesquisa: Trabalhos com Grupos de Foco estão em processo de pesquisa, com a finalidade de conhecer o público alvo e suas necessidades com relação a lácteos.
  2. Ensino: Palestras internas, Workshops, Ciclos de Palestras e Debates são promovidos com a finalidade de otimizar o conhecimento na área em questão.
  3. Extensão: Minicursos fornecidos à comunidade, tais como: fabricação de queijos, leites fermentados, e lácteos derivados em geral são fornecidos pelo Núcleo.
  4. Solidariedade: Uma característica forte do Núcleo é a solidariedade que, por meio de arrecadações, promove boa ação em creches, entidades carentes e família em geral.

www.dca.ufla.br