Núcleo de Estudos em Fermentações - NEFER

Publicado: Terça, 07 Abril 2020 16:02 | Última Atualização: Terça, 07 Abril 2020 16:02

O grupo de estudos em fermentações deu início a suas atividades há mais de cinco anos, com o objetivo de estimular alunos de graduação a conhecer e descobrir as diversas subáreas da microbiologia, além de ter como proposta estimular o senso intelectual dos alunos envolvidos nesse grupo. Atualmente, esse grupo de estudos realiza reuniões quinzenais onde são debatidos temas sobre processos fermentativos e inovações tecnológicas para a fermentação de cacau, café, silagem, bem como produtos metabólicos gerados por microrganismos, microrganismos com potencial para biorremediação entre outros. Esse grupo de estudos conta com a participação de docentes, alunos de graduação e pós-graduação, sendo em torno de 40 membros. O grupo promove, anualmente, Ciclo de Palestras, cursos de aperfeiçoamento entre outras atividades.

Divulgar para alunos de graduação as diferentes subáreas dentro da microbiologia; avaliar e estudar casos que envolvam processos fermentativos, seja por forma espontânea ou controlada; promover cursos e eventos para toda a comunidade acadêmica; estimular alunos de graduação e pós-graduação a melhorar seu senso crítico.

1. Microbiologia: Estudar os microrganismos e seu papel dentro dos processos fermentativos, tais como: café, cacau, silagem.
  2. Biotecnologia: Estudar novos produtos e metabolitos gerados a partir de processos fisiológicos dos microrganismos.