Núcleo de Estudos em Engenharia de Bioprocessos - NEEB

Publicado: Terça, 07 Abril 2020 15:56 | Última Atualização: Terça, 07 Abril 2020 15:56

O Núcleo de Estudos em Engenharia de Bioprocessos (NEEB) foi fundado em setembro de 2014, quando um grupo de estudantes do curso de Engenharia de Alimentos procurou o professor do Departamento de Ciência dos Alimentos José Guilherme Lembi Ferreira Alves, interessados em aprofundar seus conhecimentos em bebidas fermentadas. O NEEB conta com a participação de 10 integrantes do curso de Engenharia de Alimentos e 1 aluno de pós-graduação em Ciência dos Alimentos da Universidade Federal de Lavras. Surgiu com a finalidade de estudar os diversos processos envolvidos na produção de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, de alimentos fermentados, da produção de microrganismos, enzimas, insumos e aditivos, como aromatizantes, acidulantes e outros com aplicações na Indústria de Alimentos e Indústria Química. Tem como missão, além do fomento do estudo desses processos, realizar eventos, minicursos, palestras para toda a comunidade acadêmica e demais interessados, além de desenvolver projetos de extensão e pesquisa com os setores produtivos da sociedade.

Congregar estudantes, professores e profissionais interessados na produção de alimentos e bebidas fermentados, no dimensionamento de biorreatores e outros equipamentos e nos processos de purificação utilizados na indústria de bioprocessos, desenvolvendo projetos de extensão e pesquisa.

1. Projetos internos: Em parceria com cooperativas e empresas são desenvolvidos projetos de otimização de processos, de desenvolvimento de novos produtos e de Boas Práticas de Fabricação.
  2. Palestras e Minicursos: São realizadas palestras e minicursos em que os alunos e participantes aprendem a teoria e prática da produção de diferentes produtos obtidos por fermentação.
  3. Visitas técnicas: São realizadas com o intuito de conhecer o processo industrial dos produtos, além de estreitar os contatos com empresas e produtores do setor de Bioprocessos.
  4. Treinamento interno: Capacitação profissional dos membros do núcleo, por meio de cursos com professores da instituição e técnicos de empresas privadas.