Núcleo de Estudos em Botânica Aplicada-NEBOT

Publicado: Terça, 07 Abril 2020 15:43 | Última Atualização: Terça, 07 Abril 2020 15:44

O núcleo foi fundado em 2012 pelos então discentes dos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Botânica Aplicada, totalizando 14 discentes de mestrado e 6 de doutorado. No decorrer de suas atividades o núcleo abriu as portas para membros da graduação. Este contou com total apoio dos coordenadores do Programa de Botânica Aplicada, professores Doutores Evaristo Mauro de Castro e Fabrício José Pereira. No período inicial, o NEBOT esteve sob a coordenação da doutoranda Marinês Pires, durante o período de maio de 2012 a junho de 2013, durante o qual foram realizadas várias atividades como Ciclo de Palestras em Botânica Aplicada, com grande sucesso junto à população acadêmica. Em julho de 2013, mediante assembleia, a nova coordenação assumiu as atividades sob a coordenação do doutorando Luiz Rodrigues e, nesse período, foi realizado o segundo Ciclo de Palestras e outras atividades. O NEBOT ainda estendeu suas atividades junto à população extra- acadêmica, nesse intuito membros do Núcleo desenvolveram um projeto de extensão em colaboração com a Escola Estadual Dora Matarazzo. Na gestão atual, iniciada em 2014, Daniel Quedes Domingos, assumiu a coordenação e alguns trabalhos estão sendo realizados, dentre eles, apoio ao III Simpósio Internacional de Botânica Aplicada, UFLA de portas abertas dentre outras.

Congregar profissionais e estudantes na área de Botânica, tendo por finalidade promover cursos, palestras, debates e demais eventos que possam contribuir para a elevação dos conhecimentos dessa ciência.

1. Estrutura e Funcionamento de plantas: Pesquisa e aplicação de conhecimentos da estrutura das plantas, tanto sobre a morfologia e arquitetura externas como da citologia, histologia e anatomia.
  2. Biossistemática Vegetal: Estudos florísticos, taxonômicos e filogenéticos abordando vários grupos de plantas dos biomas brasileiros.