Núcleo de Estudos em Araucaria angustifolia de Minas Gerais - NEAa-MG

Publicado: Terça, 07 Abril 2020 15:39 | Última Atualização: Terça, 07 Abril 2020 15:40

A iniciativa para a criação do Núcleo de Estudos em Araucaria angustifolia de Minas Gerais (NEAa) surgiu em 2012, quando uma aluna de pós-graduação do Departamento de Ciências Florestais, Joelma Aparecida Rabelo de Pádua, observou a carência de estudos acadêmicos com a araucária na região sudeste, em especial, Minas Gerais. A araucária consta em diversas listas de espécies florestais ameaçadas de extinção, o que torna ainda mais urgente a intensificação dos esforços que busquem ampliar o conhecimento sobre a espécie, como os estudos de diversidade genética, dinâmica das florestas com araucária, crescimento e desenvolvimento, eventos fenológicos, vulnerabilidade climática, estudos etnobotânicos, dentre outros. Assim, o núcleo iniciou suas atividades visando, principalmente, a unir os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos com a espécie em Minas Gerais, divulgar as pesquisas e identificar desafios e lacunas do conhecimento. Esse trabalho começa em casa, na UFLA, onde diversos professores têm desenvolvido pesquisas com a espécie. Além da atuação no meio científico, o núcleo tem agido também em interface com a sociedade. Em 2013, foram doadas mais de cem mudas de araucária para pessoas físicas e entidades filantrópicas. Nesse ano, tivemos a oportunidade de trabalhar o tema da araucária com alunos do ensino fundamental de Lavras, experiência que despertou ainda mais o NEAa para o desenvolvimento de projetos de educação ambiental.

Congregar profissionais e estudantes das áreas de Engenharia Florestal e afins para promover estudos, palestras, cursos e demais eventos que possam contribuir para o conhecimento da espécie Araucaria angustifolia.

1. Educação ambiental: atividades de divulgação sobre o status de ameaça da espécie e conscientização dentro da universidade e pelas mídias sociais.
  2. Extensão: elaboração de cartilhas temáticas e aulas vivenciais no campus da UFLA oferecidas para escolas de Lavras.

www.dcf.ufla.br