Núcleo de Estudos em Alimentos Funcionais - NEAF

Publicado: Terça, 07 Abril 2020 15:37 | Última Atualização: Terça, 07 Abril 2020 15:37

O Núcleo de Estudos em Alimentos Funcionais (NEAF), foi fundado em 2012 por estudantes do curso de Nutrição e em Engenharia de Alimentos e pelo coordenador, professor Michel Cardoso De Angelis Pereira, com a proposta de atualizar e ampliar os conhecimentos sobre as substâncias funcionais presentes nos alimentos e seus respectivos mecanismos de ação. O núcleo trabalha por meio de reuniões semanais, de caráter científico, com os integrantes para contribuir para a melhoria da divulgação dos conhecimentos relacionados. O núcleo já realizou vários eventos científicos, além de trabalhos de responsabilidade na propagação do conhecimento para a população, por meio das atividades de extensão, como a criação de horta escolar, educação alimentar e nutricional em escolas públicas e particulares, exposição de banners e entrega de folhetos em locais públicos. O núcleo se consolida como apoio na formação moral e ética de seus estudantes de graduação e pós- graduação.A orientação do aprendizado se baseia em métodos construtivistas, e os resultados almejados visam a beneficiar as comunidades em situação de vulnerabilidade social e ecenômical.

Estudar os alimentos funcionais, além de promover eventos e atividades que possam contribuir para o conhecimento dos integrantes e demais profissionais da área de alimentos e nutrição, além de exercer atividades extensionistas nas comunidades em geral.

1. Nutrição: Atividades de ensino e pesquisa sobre os alimentos funcionais e seus mecanismos de ação no organismo.
  2. Alimentos: Estudos da composição e estabilidade das substâncias funcionais presentes nos alimentos e ingredientes.
  3. Educação em saúde: Atividades que englobam os alimentos funcionais com a Educação Alimentar e Nutricional.
  4. Educação em saúde e dietética: Estudos e atividades de atendimento e pesquisa clínica com grupos de vegetarianos.