Jurídica Júnior - Consultoria Jurídica

Publicado: Terça, 31 Março 2020 22:38 | Última Atualização: Terça, 31 Março 2020 22:38

Em agosto de 2013, três estudantes se reuniram para fundar uma Empresa Júnior no âmbito do Curso de Direito da Universidade Federal de Lavras. Pretendiam, com isso, elaborar um projeto capaz de promover o conhecimento crítico, a praxis e o estabelecimento de pontos de contato entre o mercado profissional e a academia. Nessa perspectiva, por meio da orientação da professora Fernanda Gomes e Souza Borges, no âmago de um ambiente totalmente comprometido com a formação profissional do aluno, fez-se a Jurídica Júnior Consultoria Jurídica. Na medida em que os resultados de sua fundação foram naturalmente detectados, sentiu-se, cada vez mais, a necessidade de manutenção desse projeto. Afinal, era imprescindível que as teorias apreendidas nas tradicionais salas de aula fossem colocadas à prova no próprio âmbito universitário. Tendo uma missão claramente definida, a Jurídica Júnior, assim, cresce aos poucos. E esse crescimento, já verificado, é vinculado à dedicação de seus membros, os quais, atualmente, somam dezesseis. Hoje, a Empresa Júnior do Curso de Direito da Universidade Federal de Lavras busca, constantemente, seu espaço no mercado, visando a aliar teoria e prática, ao passo em que propicia aos seus membros a visão de uma realidade empreendedora, e aos destinatários de seus serviços, a satisfação resultante de um trabalho realizado com ética, compromisso e profissionalismo.

Consolidar o conhecimento jurídico dos discentes por meio da execução de projetos de consultoria que possibilitem a aplicação prática dos conteúdos teóricos, bem como o desenvolvimento de habilidades como pró-atividade, trabalho em equipe e liderança, gerando diferenciais para o mercado de trabalho.

1. Constituição de pessoas jurídicas: Estruturação, nos termos da legislação vigente, de modalidades associativas como: sociedades simples, sociedades empresariais, associações, fundações, cooperativa.
  2. Revisão, análise e pesquisa de documentos: Revisar, analisar e atualizar documentos jurídicos, visando a melhorias formais e materiais, de modo a obter adequada compatibilidade com a legislação.
  3. Elaboração de pareceres: Elaborar Pareceres Jurídicos que contenham informações técnicas sobre determinado assunto, fundamentado em aspectos legais, doutrinários e jurisprudenciais.
  4. Capacitação profissional: Realizar palestras, cursos e outras atividades visando a capacitar os membros da Empresa, a comunidade acadêmica e local na área jurídica e também empresarial.