Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares - INCUBACOOP

Publicado: Terça, 31 Março 2020 22:38 | Última Atualização: Terça, 31 Março 2020 22:38

A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – INCUBACOOP, criada desde 2005, é órgão vinculado à Pró- Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), da Universidade Federal de Lavras, tem como função gerenciadora e executiva de projetos de incubação, consultoria e assessoria de grupo de pessoas, de empreendimentos econômicos solidários como associações, cooperativas, dentre outros. A INCUBACOOP integra a Rede Nacional de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCPs), amparada no decreto nº 7.357, de 17 de novembro de 2010, que normatiza as ITCPs como organizações que desenvolvem “ações de incubação de empreendimentos econômicos solidários e atuem como espaços de estudos, pesquisas e desenvolvimento de tecnologias voltadas para a organização do trabalho, com foco na autogestão” (BRASIL, 2010). Nesse sentido, a INCUBACOOP constitui-se como projeto de extensão universitária fundamentada em metodologias participativas de intervenção social que visam à inserção social. Nesse sentido, a incubadora atende às demandas de trabalhadores, desempregados ou vinculados ao plano da economia informal, que podem conquistar seus direitos sociais para o exercício pleno da cidadania, a partir da organização do trabalho em grupo, como associações e, principalmente, em cooperativas, gerando trabalho e renda, contribuindo para o desenvolvimento de Lavras e região.

Assessorar grupos de pessoas em situação de vulnerabilidade social, trabalho precorizado, com baixa renda, desempregados, em sua consolidação como grupo, na formalização e na administração de seu empreendimento econômico na forma de associações e cooperativas.

1. Políticas Públicas: Operacionaliza políticas públicas voltadas para organização do trabalho, geração de renda, inclusão social, meio ambiente.
  2. Gestão Social: Capacita estudantes, trabalhadores, associados em cooperativas e associações em gestão social.
  3. Cooperativismo: Assessora grupos de trabalhadores para constituir associações e cooperativas com base nos princípios cooperativistas.
  4. Economia Solidária: Desenvolve atividades educativas para a prática da economia solidária na organização dos empreendimentos incubados.