Sobre a PROEC
Na extensão, a UFLA destaca-se pelo seu pioneirismo e papel histórico, quando, ainda nas décadas de 20 e 30, promoveu a Primeira Exposição Nacional do Milho, a Primeira Exposição Agropecuária do Estado de Minas Gerais e editou O AGRICULTOR, primeira revista de Minas Gerais direcionada ao produtor rural.
Com o tempo, as atividades de extensão universitária foram se intensificando, dotando-a de maior dinamismo, que nos dias de hoje, são centenas de atividades desenvolvidas em parceria com instituições públicas estaduais e federais, prefeituras, cooperativas agropecuárias, empresas privadas e organizações não governamentais.
Cursos e eventos de extensão
Com o propósito de levar a tecnologia aos seus usuários foram criados os Cursos de Qualificação Profissional a Distância, direcionados a quem trabalha e não tem disponibilidade de tempo para permanecer distante por longos períodos, mas que precisa atualizar e incrementar seus conhecimentos na área profissional.
Na modalidade de Cursos de Extensão presencial são oferecidos cursos em diversas áreas, com a participação de produtores rurais, empresários, professores, alunos e a comunidade em geral.
Atualmente são realizadas uma série de eventos de extensão a exemplos de dias de campo, palestras, visitas técnicas e feiras, destacando a EXPOCAFÉ, com a participação de milhares de produtores rurais, Encontro Técnico do Milho, Simpósio de Biologia Molecular, Encontro Nacional de Adolescentes, Simpósio de Administração Rural, Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais, Simpósio de Forragicultura e Pastagens, Dia do Peixe, Dia do Leite, Simpósio de Atualização em Genética e Melhoramento de Plantas, Semana do Meio Ambiente, Feira de Marketing, Jornada Veterinária entre outros, eventos estes que em muito tem contribuído para a difusão do conhecimento e aumento da competitividade do país.
Prestação de serviços à comunidade
Os serviços prestados pela UFLA através da PROEC consistem em assessorias e consultorias, vendas de boletins técnicos, realização de cursos e eventos, estágios e balcão de empregos.
As informações técnico-científicas geradas na UFLA são repassadas por meio de boletins e circulares técnicas, rotineiramente solicitados por produtores de todo país, a PROEC divulga uma lista contendo o título de todas as publicações disponíveis.
Um dos propósitos de legitimação da UFLA perante a comunidade, se fortalece com o união de esforços na criação de condições para que professores, alunos e técnico-administrativos possam estar integrados às ações sociais da comunidade local e regional.
História
Na extensão, a UFLA destaca-se pelo seu pioneirismo e papel histórico, quando, ainda nas décadas de 20 e 30, promoveu a Primeira Exposição Nacional do Milho, a Primeira Exposição Agropecuária do Estado de Minas Gerais e editou O AGRICULTOR, primeira revista de Minas Gerais direcionada ao produtor rural.
Com o tempo, as atividades de extensão universitária foram se intensificando, dotando-a de maior dinamismo, que nos dias de hoje, são centenas de atividades desenvolvidas em parceria com instituições públicas estaduais e federais, prefeituras, cooperativas agropecuárias, empresas privadas e organizações não governamentais.
A UFLA sempre se preocupou com a realidade regional, tornando-se hoje, através das atividades extensionistas, mais participativa, tendo como resultado do esforço e participação dos seus docentes, discentes e técnico-administrativos, uma interação INSTITUIÇÃO-COMUNIDADE, exercitando no dia-a-dia, a EXTENSÃO como processo educativo, cultural e científico, que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável, viabilizando a relação transformadora entre a Instituição e a Comunidade.
Diferentes ações extensionistas isoladas ou em parceria tem sido desenvolvidas pelos diversos setores e/ou departamentos didático-pedagógicos da UFLA, contando sempre com o apoio da PROEC.
Para discutir as bases conceituais e políticas de uma extensão voltada para uma ação transformadora da sociedade foi realizado em julho de 2002 o I Simpósio de Extensão da UFLA, reunindo professores, alunos e técnico-administrativos balizados pelo Plano de Desenvolvimento Institucional e pelo processo de Flexibilização Curricular iniciado na UFLA discutiu-se a Extensão e seu papel nessa nova perspectiva.
Ciente da importância da comunicação para o processo de transferência de tecnologia foi criado o Sistema UFLA de Comunicação – SUC, com objetivo de melhor divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos docentes, discentes e técnico-administrativos.