Ir direto para menu de acessibilidade.

Núcleo de Estudos em Silvicultura - NES

Publicado: Terça, 07 Abril 2020 16:59 | Última Atualização: Terça, 07 Abril 2020 16:59

Histórico

O Núcleo de Estudo em Silvicultura teve como idealizadora a discente de graduação Raquel Oliveira Batista, sendo fundado em fevereiro de 2007. Antes de chegar ao nome atual, teve os seguintes nomes: GEVIF (Grupo de Estudos em Viveiros Florestais) e, em seguida, NECEF (Núcleo de Estudos em Cultura de Espécies Florestais). O primeiro tutor do NES foi o professor Doutor Antônio Cláudio Davide, que conduziu o Núcleo por sete anos. A partir de 2014, o professor Lucas Amaral de Melo assumiu a orientação do Núcleo. Desde a sua fundação, o Núcleo tem ampliado o conhecimento da comunidade acadêmica e também de muitos produtores por meio de seus eventos e viagens técnicas. Um dos primeiros eventos realizados pelo Núcleo foi um seminário: Produção de Madeira Nativa no Brasil, em 2012, e o mais recente foi o III Simpósio de Produção Florestal: Heveicultura, em Minas Gerais, em 2013. Os membros do Núcleo sempre participam de eventos relacionados à Engenharia Florestal, assim como abrem as portas para demais interessados. Em 2015, um dos últimos eventos organizados, houve uma visita técnica na empresa do setor florestal, a CENIBRA. O núcleo também tem auxiliado a sociedade, por meio de projetos desenvolvidos na área de ensino, pesquisa e extensão. A cada ano o Núcleo cresce, atendendo a mais pessoas.

Objetivos Gerais

Promover o enriquecimento profissional e pessoal de seus integrantes com a criação de um ambiente para discussão e propostas abrangendo: discussão de temas relacionados à Engenharia Florestal; cursos internos; consultorias; visitas técnicas; organização de eventos; desenvolvimento de pesquisa; confraternizações.

Áreas de Atuação

  1. Ensino: Organização de palestras, apresentação de artigos e notícias, minicursos e visitas técnicas, auxiliando no aprendizado dos integrantes e de outros estudantes da UFLA.
  2. Pesquisa: Experimentos em campo e no Viveiro Florestal da UFLA.
  3. Extensão: Projetos de extensão em desenvolvimento (campo, escolas, meio rural).

Responsável pela Entidade

Professor Lucas Amaral de Melo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Dados Institucionais

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. nesufla.blogspot.com.br