Núcleo de Estudos em Patologia Comparada - NEPAC

Publicado: Terça, 07 Abril 2020 16:45 | Última Atualização: Terça, 07 Abril 2020 16:46

Às treze horas, do dia dezessete de março de dois mil e quinze, reuniram-se os estudantes de graduação do Curso de Nutrição da Universidade Federal de Lavras, sob a presidência da professora orientadora Josilene Nascimento Seixas, do Departamento de Ciências da Saúde para a fundação de um grupo de estudos em Patologia Comparada que desenvolverão atividades relacionadas à Patologia (humana/animal). Tem por finalidade auxiliar discentes que estejam cursando a disciplina de Patologia (Geral ou Humana) para facilitar o entendimento de assuntos abordados em aula; proporcionar a constante atualização e aperfeiçoamento de seus associados em todas as áreas de conhecimentos relacionados à Patologia; realizar atividades de extensão por meio da promoção de cursos, simpósios, seminários, encontros técnicos, palestras, debates e demais eventos que possam contribuir para a elevação dos conhecimentos em Patologia; elaborar, executar e/ou difundir trabalhos de pesquisa na área de Patologia em diferentes áreas de conhecimento e atuação profissional (Nutrição, Biologia, Medicina, Medicina Veterinária entre outras áreas da saúde ou mesmo dos demais profissionais que se interessem pela área).

Congregar estudantes e profissionais de diversas áreas da saúde para: proporcionar a constante atualização e aperfeiçoamento dos conhecimentos em Patologia; elaborar, executar e/ou difundir trabalhos de pesquisa na área; facilitar o entendimento de assuntos abordados em aulas de Patologia e disciplinas afins.

1. Ensino: Em reuniões semanais discutem-se temas (artigos de revisão ou de pesquisa) ou ministram-se palestras correlacionados aos assuntos dados nas aulas de Patologia.
  2. Pesquisa: Envolver discentes no planejamento, execução e/ou discussão de trabalhos de pesquisa com foco em Patologia, para o estudo de causa, lesões e mecanismos.
  3. Extensão: Promover visitas e encontros técnicos, cursos, simpósios, seminários, palestras, debates e demais eventos na área da saúde, especialmente relacionados à Patologia.